HOMENAGENS

Dia dos Pais registra movimento tranquilo nos cemitérios públicos de Belém

O domingo do Dia dos Pais nos cemitérios públicos de Belém foi marcado pela tranquilidade e pelo fraco movimento durante toda a manhã. As visitas foram permitidas respeitando protocolo sanitário específico para os cemitérios, com regras de distanciamento social e de higiene pessoal.

Nas entradas dos cemitérios, servidores municipais distribuíram álcool em gel aos visitantes. Homens da Guarda Municipal de Belém estavam no local fiscalizando o uso de máscara. O guarda municipal Igor Cunha, explicou como a operação está ocorrendo. “O grupamento da Rondac está com guarnições fixas e em rondas no entorno dos cemitérios públicos com a operação cemitério seguro. Estamos desde sábado orientando é fiscalizando sobre o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, garantiu.

Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) orientaram o trânsito. A Secretaria de Economia (Secon) atuou com a distribuição de máscaras.  Já a Secretaria de Saneamento (Sesan) atuou na limpeza de todos os cemitérios públicos com roçagem, capinação e limpeza de bueiros. 

Aline Pinho, diretora administrativa do cemitério São Jorge, no bairro da Marambaia, disse que este ano a movimentação está bem diferente no local. “Datas como o Dia dos Pais costumam ter o fluxo mais intenso, mas esse ano já conseguimos perceber a queda na movimentação desde os dias anteriores, quando poucos familiares visitaram o local”, explicou.

Quem sentiu a mudança na quantidade de público para a data foi a vendedora de flores Ramila Gonçalves, de 24 anos. “Eu já vi o São Jorge mais movimentado, mas eu acho até melhor essa tranquilidade por questão de prevenção”, disse. No cemitério de Santa Izabel não foi diferente e a pouca movimentação surpreendeu quem visitava o local.

Os irmãos Lurdes e Henrique Santos relacionaram o fraco movimento com o período de pandemia. “Hoje está sendo um Dia dos Pais diferente dos anos anteriores, o trânsito está fluindo, consegui estacionar com facilidade. Acreditamos que o fraco movimento é por causa da pandemia”, comentou Lurdes.

Tags

secon semob sesan seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder