SAÚDE

Sesma recebe doação de 218 oxímetros

Na manhã desta segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) recebeu da Fundação Itaú, 218 oxímetros para serem distribuídos para as 87 Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto Socorros, equipes do Consultório na Rua e do programa Melhor em Casa. A doação foi mediada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

O equipamento é um pequeno dispositivo em forma de clipe que se liga a uma parte do corpo, como dedos ou lóbulo da orelha, e realiza o exame de oximetria, um teste não invasivo e indolor capaz de medir o nível de saturação de oxigênio no sangue do paciente.

“O profissional da saúde vai ter a possibilidade de prevenir muitos óbitos, pois o aparelho identifica imediatamente se há necessidade de internação, sem que o paciente precise realizar exames de imediato para definir o seu estado de saúde”, explicou Cláudia Santos, coordenadora Distrital do Entroncamento (DAENT).

Ainda segundo Cláudia, o equipamento ajudará a salvar muitas vidas e será de extrema importância para a rede SUS, já que, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o valor do aparelho aumentou bastante.

Na Estratégia Saúde da Família (ESF) Souza, foi entregue um equipamento nas mãos da enfermeira da unidade, Ana Maria Cavalcante. “Neste momento de pandemia o oxímetro está sendo muito utilizado, pois, além da covid-19, ele ajuda no diagnóstico de todas as doenças que afetam o sistema respiratório. A baixa saturação de oxigênio no sangue não é perceptível e muitas vezes o paciente não sente nenhum incômodo, e o equipamento identifica imediatamente”, disse.

Tags

Coronavírus sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder