SAÚDE

Projeto levará prevenção e diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS para ilhas

No próximo dia 13 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) lançará um projeto de trabalho exclusivo para a região das ilhas denominado “Belém dos Rios”, cujo objetivo principal é promover a prevenção e o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids, tendo em vista o aumento populacional e comercial nessas áreas.

Serão integradas a essas ações as perspectivas de saúde mental, violência sexual, saúde do idoso e saúde bucal. A cerimônia de abertura será às 16h, no Espaço Náutico (Bernardo Sayão, ao lado da UFPA), obedecendo todos os critérios de distanciamento social.

As atividades serão executadas pelas Referências Técnicas da Sesma e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) durante quatro meses e contemplarão as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Combu. Serão realizados cinco encontros em cada uma, tendo como foco homens e mulheres entre 15 a 70 anos, sendo, em média, 60 pessoas por ilha, totalizando um quantitativo geral de aproximadamente 180 pessoas. A população de estudo será dividida em cinco grupos classificados quanto a idade, gênero e a atuação profissional e serão captadas pelos agentes comunitários de saúde.

Para Reginaldo Jr, coordenador da Referência Técnica de IST’s, HIV/Aids e Hepatites Virais de Belém, a expectativa é que este projeto ajude a desenvolver a consciência sobre os benefícios da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/AIDS, assim como a sua relação com os casos de violência sexual, saúde mental, saúde do idoso e os aspectos de saúde bucal nas regiões das ilhas. 

“É um trabalho de formação de pares para estimular a população ribeirinha a ter acesso ao seu diagnóstico precoce. As pessoas voluntárias que farão parte do projeto serão ouvidas e acolhidas para, posteriormente, recebam as orientações necessárias, façam os testes rápidos e, caso estejam positivas para alguma doença, tenham o acompanhamento necessário. Além de ser uma ferramenta de conhecimento para a saúde pública com o mapeamento de casos e identificação de novas estratégias para alcançar esta população, por exemplo”, explica.

As reuniões nas ilhas serão realizadas por grupos de estudo. Para cada encontro, será estabelecida uma temática específica para o grupo: saúde mental, HIV/AIDS e violência sexual. “O primeiro encontro em cada região será destinado à qualificação dos profissionais de saúde e administrativos que irão atuar no projeto. Nos demais, através de dinâmicas de integração, faremos rodas de conversa com os voluntários sobre o tema em debate com as contribuições e dúvidas dos integrantes da comunidade. A duração em média do encontro será de aproximadamente duas horas e meia”, ilustra o coordenador.

Já no último encontro, serão feitas as testagens para a possível identificação de casos e o preenchimento dos questionários sociais feitos em entrevistas individuais com psicólogos e assistentes sociais da Sesma. De acordo com a situação identificada, será feita a vinculação dos casos positivos para o Casa Dia, a referência municipal para o tratamento de HIV/Aids, ou para as Unidades Básicas de Saúde e órgão competentes em cada segmento.

SERVIÇO – Projeto “Belém dos Rios” nas ilhas de Outeiro, Combu e Mosqueiro, de agosto a novembro para promover a prevenção e o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids, tendo em vista o aumento populacional, comercial e de casos nessas áreas. Voltado para pessoas de 15 a 70 anos de idade.

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder