Amazônia

Comunidades ribeirinhas ganharão biblioteca flutuante com materiais recicláveis

Projeto beneficiará cerca de 2 mil habitantes no Lago Mamori, no município do Careiro, Região Metropolitana de Manaus (AM)

As comunidades tradicionais situadas nas margens do Lago Mamori, no município do Careiro, Região Metropolitana de Manaus, ganharão em breve uma biblioteca comunitária e flutuante. O projeto do Atelier Marko Brajovic foi desenvolvido com a colaboração da comunidade local e deve se tornar referência para a construção sustentável e educação ambiental.

Segundo os idealizadores, a proposta é erguer a biblioteca a partir de reciclados — com garrafas pet como telhas, por exemplo — e outros materiais locais, de forma que agregue novas técnicas de flutuação e possa solucionar questões de energia e acessibilidade.
 

Estrutura 

Depois de quase duas décadas de pesquisas e experimentações, a criação foi contemplada no início do ano passado com um edital sobre projetos artísticos e sociais sensíveis às mudanças climáticas, oferecido pelo Goethe Institute e pela Prince Claus Fund.

A biblioteca foi desenhada em dezembro de 2019 e, no começo deste ano, já tinham sido feitos um protótipo e treinamento com a comunidade. Parte da estrutura já está montada, porém este ano se mostrou atípico em razão da pandemia do coronavírus, e a construção precisou ser interrompida. A nova previsão é de que a biblioteca flutuante esteja pronta e entregue em novembro deste ano. 

E estrutura é simples, mas eficaz, unindo duas necessidades: o acesso das crianças à educação e o teste de tecnologias e materiais que respeitem o ecossistema amazônico. O espaço abriga uma biblioteca para crianças e adultos e deverá ter uma mesa central que servirá como uma espécie de mesa-redonda

Curadoria de livros 

Os primeiros 200 livros serão doados pela ONG Vaga Lume e a previsão é de que 100 novos exemplares preencham as prateleiras a cada ano, com uma seleção voltada principalmente à preservação cultural e natural, ecologia, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem.

 

(Com informações do blog Postura Sustentável) 

Tags

Amazônia Biblioteca educação ambiental

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder