Amazônia




Foto: Divulgação/ Atelier Marko Brajovic
As comunidades tradicionais situadas nas margens do Lago Mamori, no município do Careiro, Região Metropolitana de Manaus, ganharão em breve uma biblioteca comunitária e flutuante. O projeto do Atelier Marko Brajovic foi desenvolvido com a colaboração da comunidade local e deve se tornar referência para a construção sustentável e educação ambiental.
Segundo os idealizadores, a proposta é erguer a biblioteca a partir de reciclados — com garrafas pet como telhas, por exemplo — e outros materiais locais, de forma que agregue novas técnicas de flutuação e possa solucionar questões de energia e acessibilidade.
Estrutura
Depois de quase duas décadas de pesquisas e experimentações, a criação foi contemplada no início do ano passado com um edital sobre projetos artísticos e sociais sensíveis às mudanças climáticas, oferecido pelo Goethe Institute e pela Prince Claus Fund.
A biblioteca foi desenhada em dezembro de 2019 e, no começo deste ano, já tinham sido feitos um protótipo e treinamento com a comunidade. Parte da estrutura já está montada, porém este ano se mostrou atípico em razão da pandemia do coronavírus, e a construção precisou ser interrompida. A nova previsão é de que a biblioteca flutuante esteja pronta e entregue em novembro deste ano.
E estrutura é simples, mas eficaz, unindo duas necessidades: o acesso das crianças à educação e o teste de tecnologias e materiais que respeitem o ecossistema amazônico. O espaço abriga uma biblioteca para crianças e adultos e deverá ter uma mesa central que servirá como uma espécie de mesa-redonda
Curadoria de livros
Os primeiros 200 livros serão doados pela ONG Vaga Lume e a previsão é de que 100 novos exemplares preencham as prateleiras a cada ano, com uma seleção voltada principalmente à preservação cultural e natural, ecologia, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem.
(Com informações do blog Postura Sustentável)