HABITAÇÃO




Foto:
Doze famílias que vivem em moradias precárias às margens do canal da travessa Quintino Bocaiúva, no bairro do Jurunas em Belém, se preparam para mudar de casa e também de vida nos próximos dias. Elas foram contempladas na seleção e sorteio de apartamentos localizados no conjunto habitacional Comandante Cabano Antônio Vinagre, para onde serão remanejados moradores de 21 imóveis impactados pelas obras de macrodrenagem e urbanização que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (Promaben II), com investimentos previstos de R$ 143.604.000,00 no Município.
A autônoma Benedita Castilho, foi uma das contempladas com a moradia própria e mal consegue controlar entusiasmo de mudar com a filha e o neto para o novo lar e deixar uma série de dificuldades só nas lembranças. “Eu não moro dignamente, não tenho uma infraestrutura boa para dar ao meu neto”, relata a dona de casa que agora vai viver em um condomínio fechado, com maior segurança e proteção para a família dela. “Quando eu conheci o apartamento, vi que fica bem localizado e próximo de tudo”, comemora.
“Para nós da Prefeitura de Belém, o mais gratificante é poder dar o sossego para essas famílias, muitas sem moradia fixa, que vivem em aluguel. Existe uma resistência no começo por parte de alguns moradores, mas quando nós levamos essas pessoas para conhecer o empreendimento, elas reconhecem que é muito melhor”, desta a assistente social Ana Paula Pereira, que atua no atendimento às famílias remanejadas que participaram do sorteio de 12 apartamentos na última segunda-feira, 17, na unidade coordenadora do Promaben.
Na última sexta-feira, equipes sociais do Promaben II levaram as famílias cadastradas para conhecer os apartamentos disponíveis que passaram por reforma e foram preparados para receber os moradores com toda a estrutura adequada. Na avaliação, oito famílias aceitaram de imediato mudar para o conjunto habitacional.
“Algumas famílias ainda dependem da rede que estabeleceram na área onde vivem, como a de saúde e assistência, há os laços de família e vizinhança que precisam ser considerados, principalmente para idosos, então, apesar de toda a estrutura, nem todos querem ou podem se mudar”, explica Ana Paula.
Obras - A desapropriação de imóveis e o remanejamento das famílias faz parte das ações de intervenção de saneamento e urbanização do Promaben II. A área do canal da Quintino vai receber microdrenagem, sistema viário, tratamento de esgoto, além de reabilitação nos canais que já receberam macrodrenagem. O programa prevê ainda a construção de um conjunto habitacional para atender mais de 224 famílias e um centro comercial que vai contar com 44 boxes para receberem famílias e atividades econômicas vulneráveis que estão sendo remanejadas para o avanço das obras.
Promaben II - Estima-se que até 2022 cerca de um milhão de famílias sejam beneficiadas com o programa em ações de macrodrenagem, microdrenagem, sistema viário urbano, tratamento de esgoto, melhoria no abastecimento de água e reabilitação dos canais da Bacia do Una que já receberam macrodrenagem Os investimentos são de 250 milhões de dólares americanos, sendo 50% desse valor financiados pelo Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) e os outros 50% compensados pela Prefeitura Municipal de Belém.