SETEMBRO AMARELO

Já parou pra pensar em quantas pessoas que você conhece e convive que precisam de ajuda psicológica? E quantas delas procuram tratamento? Você saberia distinguir e definir quais são as caracteristicas que elas apresentam? Ou você trata o comportamento dessas pessoas como preguiça, desleixo ou mimimi?
Frases como "deve ser considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma causal e simplista apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito. É a consequência final de um processo" fazem parte da cartilha Suicídio Informando para Prevenir.
A cartilha faz parte de uma série de materiais disponíveis para download no site Setembro Amarelo. Ela é direcionada a todos como uma maneira de mostrar de que forma você pode interferir de maneira positiva na vida daquela pessoa que, possivelmente, já pensou em cometer tal ato em algum momento da vida.
De acordo com pesquisas, cerca de 60% das pessoas que cometeram suicídio nunca tiveram um contato com profissionais de saúde mental. Por isso, a importância de combater o preconceito e incentivar a ida aos consultórios psicólogos e psiquiatricos.
O próximo dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suícidio. Desde 2014 após parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), é marcado por campanhas, caminhadas e ações para conscientizar população do Setembro Amarelo.
Mas, você sabe o porquê do amarelo?
Em 1994, Mike Emme, filho do casal Dale e Darlene Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Na adolescência, restaurou um Mustang 68, o pintou de amarelo vibrante e começou a ser chamado de “Mustang Mike” de tanto amar o carro.
Infelizmente, as pessoas próximas a Mike não perceberam os sinais, e o fim da vida do garoto chegou. No dia de seu funeral, uma cesta de cartões com fitas amarelas estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos do jovem e possuíam a mensagem: Se você precisar, peça ajuda.
Os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e em poucas semanas começaram a aparecer diversas ligações e cartas de adolescentes buscando ajuda.
Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo, do mustang de Mike, a cor escolhida para representar este movimento.
Você pode ajudar ficando atento aos sinais. Ajudando assim, seus amigos e familiares. Incentive-os a procurar ajuda de profissionais da saúde mental.