SEGURANÇA


Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Titulares de 17 corporações se reuniram na quarta-feira, 2, no 1° Encontro de Gestores das Guardas Municipais do estado do Pará, realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). No evento eles discutiram ideias de aprimoramento ds instituições que devem culminar com a melhoria geral das GMs, além da criação de consócio para tratar das políticas públicas de segurança intermunicipal. Ainda durante o encontro, eles elegeram por unanimidade o Conselho de Gestores das Guardas Municipais do Estado do Pará (Congep), criado durante o encontro.
Guilherme Freitas, inspetor geral da Guarda Municipal de Belém (GMB), eleito o primeiro presidente do Conselho, disse que a iniciativa foi de grande importância, pois o compartilhamento de informações se faz necessário para o crescimento de todas as guardas municipais. “O crescimento só acontece se existir compartilhamento e união entre os gestores. É o momento de elaborar novos direcionamentos e atender as necessidades de cada município que tem a instituição Guarda Municipal”, afirmou.
“É um passo muito importante e a luta não será fácil, mas com a união teremos êxito e mudaremos muitas coisas. O fortalecimento, o crescimento, a modernização, a equiparação, a estruturação, entre outras demandas, vamos lutar para conseguir. O Congep é pautado justamente na avaliação das políticas e diretrizes municipais relacionadas às guardas municipais, como a articulação da implementação da política da categoria”, completou Guilherme Freitas.
Nesta quarta-feira, 9, será realizado a partir das 9h, no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imovéis (Creci), a apresentação da diretoria, a logomarca do conselho e outras iniciativas, como a construção do primeiro seminário de segurança pública estadual.