CÃES & GATOS



Foto: Fernando Torres - NID
A cidade de Belém está próxima de receber o primeiro Hospital Público Veterinário da região norte. O local, destinado ao atendimento de cães e gatos, fica localizado no bairro do Tapanã, e será entregue pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) no próximo mês de outubro.
As obras do Hospital Público Veterinário Dr. Vahia, como será chamado o espaço, estão com 95% dos serviços executados. “O hospital está praticamente pronto. Agora vamos mobiliar e equipar o espaço para colocar em funcionamento no próximo mês“, anunciou Zenaldo Coutinho, prefeito de Belém.
O espaço ficará aberto diariamente e atenderá os animais de estimação de pessoas de baixa renda e residentes de Belém. A unidade ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde.
O local vai contar, ainda, com salas de cirurgia, consultórios, farmácias, sala para vacinas, laboratório, raio-x, sala de recuperação, ultrassom e terá capacidade para realizar, mensalmente, 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.
Dona de seis cães, a feirante Alcilene de Oliveira, 54, aguarda ansiosa pela abertura da unidade. “Ter um hospital público veterinário é um sonho realizado. Poderei ter um cuidado maior com eles (animais), pois terei serviços de urgência, exames e cirurgias de forma gratuita”, comemorou.