Fato

Abertas inscrições para o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Evento será realizado virtualmente nos dias 11 e 12 de setembro de 2020

Estão abertas as inscrições para o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que será realizado virtualmente nos dias 11 e 12 de setembro de 2020.

Na versão digital, em um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade para palestrantes e participantes, algumas palestras serão gravadas, mas com sessão de perguntas e respostas ao vivo após o streaming, outras transmitidas ao vivo. As inscrições são gratuitas.

Este ano estão confirmadas as participações de ao menos 15 convidados internacionais para os dois dias do congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada em cobrir questões raciais e que lançou o projeto 1619, iniciativa multimídia em que faz uma revisão da história da escravidão nos Estados Unidos.

Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor de Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”; Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá, um dos maiores especialistas em desinformação; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; Cécile Prieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute for the Study of Journalism; e Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor de “O que o Google faria?".

Em 2020, a Abraji manteve os 5 eixos tradicionais do Congresso (trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática). Marcelo Träsel, presidente de Abraji, destaca a importância do Congresso para a reflexão sobre o jornalismo neste momento de pandemia, crise política e desastre climático iminente:

O Congresso de 2020 será um dos mais desafiadores para a organização, tanto pela mudança para a plataforma online, quanto pela quantidade de temas urgentes a serem abordados. Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu mais de 1.200 pessoas em 2019.

Pague o quanto puder - Em face da crise sanitária e econômica, neste ano o Congresso apresentará um modelo de cobrança diferente. O valor do ingresso será proporcional a 2 dias e servirá como referência para os participantes definirem o valor de sua contribuição voluntária. O objetivo é garantir o acesso aos muitos jornalistas que foram demitidos ou tiveram a jornada reduzida.

Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji, lembra que o Congresso é um momento importante de captação de recursos para a associação, que vive da anuidade de seus membros e de patrocínios a seus projetos. "O que captamos banca os custos do Congresso, mas ajuda — e muito — nas despesas fixas da Abraji ao longo do ano".

Mais informações na página do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Tags

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) jornalismo Jornalismo investigativo

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder