Fato
Estão abertas as inscrições para o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que será realizado virtualmente nos dias 11 e 12 de setembro de 2020.
Na versão digital, em um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade para palestrantes e participantes, algumas palestras serão gravadas, mas com sessão de perguntas e respostas ao vivo após o streaming, outras transmitidas ao vivo. As inscrições são gratuitas.
Este ano estão confirmadas as participações de ao menos 15 convidados internacionais para os dois dias do congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada em cobrir questões raciais e que lançou o projeto 1619, iniciativa multimídia em que faz uma revisão da história da escravidão nos Estados Unidos.
Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor de Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”; Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá, um dos maiores especialistas em desinformação; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; Cécile Prieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute for the Study of Journalism; e Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor de “O que o Google faria?".
Em 2020, a Abraji manteve os 5 eixos tradicionais do Congresso (trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática). Marcelo Träsel, presidente de Abraji, destaca a importância do Congresso para a reflexão sobre o jornalismo neste momento de pandemia, crise política e desastre climático iminente:
O Congresso de 2020 será um dos mais desafiadores para a organização, tanto pela mudança para a plataforma online, quanto pela quantidade de temas urgentes a serem abordados. Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu mais de 1.200 pessoas em 2019.
Pague o quanto puder - Em face da crise sanitária e econômica, neste ano o Congresso apresentará um modelo de cobrança diferente. O valor do ingresso será proporcional a 2 dias e servirá como referência para os participantes definirem o valor de sua contribuição voluntária. O objetivo é garantir o acesso aos muitos jornalistas que foram demitidos ou tiveram a jornada reduzida.
Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji, lembra que o Congresso é um momento importante de captação de recursos para a associação, que vive da anuidade de seus membros e de patrocínios a seus projetos. "O que captamos banca os custos do Congresso, mas ajuda — e muito — nas despesas fixas da Abraji ao longo do ano".
Mais informações na página do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.