PRESERVAÇÃO
Estimular a preservação do meio ambiente na produção de artesanato, visando ainda a geração de renda extra às usuárias, acompanhantes e colaboradores. É a proposta do Hospital Regional Público do Marajó, na cidade de Breves, ao executar o projeto ‘’Reciclar para Salvar’’, que incentiva medidas de sustentabilidade associada à economia.
A oficina para de produção de objetos decoração está sendo conduzida pela responsável técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM, Renata Feio, utiliza lixo inorgânico, que é produzido por meios não-naturais, ou seja, produzidos pelo homem, como o plástico, alumínio, vidro e outros materiais. Com o projeto, esses tipos de resíduos produzidos no hospital, por exemplo, será reaproveitado pelo projeto.
“O grande problema desse tipo de resíduo é seu longo tempo de decomposição na natureza. És possível transformá-lo em diversas artes, além de desenvolver uma consciência ambiental nas pessoas”, disse ela, ao destacar outro importante papel da atividade ecológica que é ocupar a mente daqueles acompanhantes que passam boa parte de seu tempo no hospital.
Isso também vale para os usuários internados, mas em condições de participar da atividade. Para Renata Feio, o projeto contribui para a saúde mental dos usuários que passam muito tempo em internação. “Isso ameniza o tempo e ajuda na recuperação e tratamento no ambiente hospitalar. A educação ambiental não deve ser tratada como algo insignificativo do cotidiano dos usuários de hospitais e seus acompanhantes, mas como parte de suas vidas’’, afirmou a nutricionista.
Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, está a técnica de reciclagem, aproveitamento do lixo inorgânico e artesanatos que transforma-se em uma oportunidade de aprendizagem que pode até gerar fonte de renda às famílias carentes.
A pescadora Maria Cleuza da Silva, residente do município de Bagre-PA, está a aproximadamente um mês acompanhando a sua filha, que teve bebê no regional, aproveitou a oportunidade para participar do projeto. “Foi muito gratificante participar da ação. Foi uma experiência nova, eu ainda não havia participado de uma oficina igual a essa, confesso que gostei muito. A gente passa muito tempo aqui dentro do hospital. Só temos a ganhar com esse projeto’’.
A oficina é realizada no refeitório do hospital, sob a coordenação das nutricionistas. A tendência é as oficinas serem realizadas a cada 15 dias para um grupo de até 10 participantes.
Serviço
O HRPM é um órgão do governo do estado, oferece assistência de média e alta complexidade para usuários vinculados ao 8º CRS, que é composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
O hospital dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O HRPM está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.