SERVIÇO

Higiene bucal previne doenças que afetam dentes e gengivas

UNAMA oferece serviços odontológicos gratuitos no campus Alcindo Cacela

A manutenção constante da higiene bucal pode evitar problemas graves nos dentes ou na gengiva. Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ibope mostra uma realidade brasileira: 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, dentre elas, uma em cada cinco tem entre 25 e 44 anos. Os dados revelam ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente.

A saúde do corpo começa pela boca. É o que alerta o coordenador do curso de Odontologia da UNAMA – Universidade da Amazônia, Theo Almeida. “Por estar conectada a vários outros sistemas do nosso organismo – digestivo, nervoso e respiratório, por exemplo –, precisamos tomar bastante cuidado com os aspectos relacionados à saúde bucal. Dentes quebrados ou faltantes, restaurações insatisfatórias e próteses mal adaptadas podem levar a prejuízos na mastigação e, consequentemente, na digestão, sobrecarregando o sistema como um todo”, afirmou.

A UNAMA oferece atendimentos gratuitos para a população em geral na Clínica-Escola de Odontologia. O espaço conta com serviços de cirurgia oral, dentística restauradora, odontopediatria, prótese dentária, endodontia e periodontia. Cerca de 30 atendimentos ao dia são realizados, todos seguindo as normas sanitárias de combate ao novo coronavírus.

Os serviços mais procurados na clínica são as restaurações e tratamentos de canal e gengiva. O professor ressalta a importância da manutenção da higiene bucal, que traz benefícios para a saúde em geral. “Infecções orais, como abscessos e sangramentos gengivais recorrentes, podem ser a porta de entrada para diversas doenças, algumas delas, inclusive, ocasionando problemas cardíacos”, destacou.

A Clínica-Escola de Odontologia da UNAMA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no campus Alcindo Cacela da Universidade. Os agendamentos são feitos de forma presencial. Além dos serviços, alunos e professores realizam atendimentos com consultas individuais semanais e fazem acompanhamentos dos pacientes.

Tags

Odontologia serviços UNAMA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder


      • in this conversation
          Media preview placeholder


          • in this conversation
              Media preview placeholder

              15 Minutes Ago

              Guti De La Pena

              Obter a cura para o HIV é um conceito poderoso, muitas vezes referido como o Santo Graal da pesquisa do HIV. Embora medicamentos anti-HIV eficazes tenham transformado o HIV em uma condição crônica controlável, uma condição com a qual você vive, em vez de morrer, fazer terapia para toda a vida é uma proposição muito diferente de estar definitivamente curado. Eu disse a toda a raça humana que existe uma cura para o HIV acessível e vendável que funcionou tão bem quanto colocaria a erradicação global de novas infecções por HIV ao alcance, ao mesmo tempo que transformava as vidas daqueles que agora vivem com o vírus, dada a eficácia dessa droga no tratamento e prevenção da infecção pelo HIV, direi a todos que estão lendo isso, que sou uma testemunha viva disso. Ao contrário de fraudadores e golpistas online que vão jogar com você e deixá-lo frustrado com a perda de dinheiro e esperança, esta droga custa menos e vale a pena tentar. Se você tem interesse em se curar da própria doença, segue abaixo o link de comunicação do médico que está com o novo remédio que tomei e que me curou. DR.WATER .. você pode enviar um e-mail para ele em (DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM) ou Whatsapp para ele em +2349050205019. Essas são algumas das doenças que ele também pode curar perfeitamente. Herpes genital e oral, Verrugas genitais HPV, Hepatite A, B, C, D e E Candida, Doença de Alzheimer Câncer, Diabetes, fibromialgia e muito mais


              • in this conversation
                  Media preview placeholder