Solidariedade
A jornalista paraense Vanessa Lago lançou uma campanha nas redes sociais para ajudar sua filha Lizzie, que nasceu com uma má-formação rara no olho esquerdo. A anoftalmia atinge um bebê a cada 100 mil nascimentos. Lizzie não possui o globo ocular esquerdo e precisa de um tratamento específico para que seu rostinho desenvolva em simetria, necessitando de expansores e próteses oculares ao longo do tempo, algo que vai durar 18 anos e algumas cirurgias.
Por ser uma síndrome rara, poucos profissionais são capacitados a lidar com o assunto. Em Belém do Pará, segundo a jornalista, o tratamento é escasso. “Por isso a necessidade da campanha para que possamos arrecadar fundos e poder levá-la à Campinas, na Aprotetica, clinica de referência em todo o Brasil para esses tipos de casos”, explica.
Cada expansor (usado para abrir a cavidade ocular) precisa ser trocado a cada mês e custa R$300,00, e a prótese colorida, que será colocada após a abertura total da cavidade, custa R$1.590,00.
“Não sabemos quantos expansores usaremos ao longo do tempo, cada caso é específico. Mas sabemos que teremos custos com passagens de avião e estadia, pois serão necessárias 2 a 3 viagens por ano à Campinas”, disse.
Além desse tratamento, Lizzie precisa operar o lábio e o palato, fora as convulsões que continua tendo e que tira seu sossego. “Ver um filho sofrer dessa forma é muito doloroso. Lizzie é uma criança muito abençoada. Ela mexe com a bondade das pessoas. Todo mundo que a conhece sente a necessidade de ajudá-la de alguma forma. Sou muito grata à Deus por colocar esses anjos nas nossas vidas. Por isso, qualquer ajuda é bem vinda”, finalizou a jornalista Vanessa Lago.
Para mais informações: @FISSURADOSPELALIZZIE@NESSALAGO16
Fonte: blog Socel News.