Círio de Nazaré

Cirio 2020: taxa de ocupação hoteleira será de apenas 25%

As reservas para o período da quadra nazarena ainda estão em 8% da capacidade de leitos em Belém

A duas semana para o Círio de Nazaré 2020, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará concluiu o levantamento sobre as expectativas/movimento para o setor de hospedagem e alimentação em Belém, no período que compreende o segundo fim de semana de Outubro e para os quinze diasque compreende a quadra nazarena. Para o setor de hospedagem, as projeções não são nada boas. O índice de ocupação de leitos deve alcançar uma faixa de 25% do totalde leitos disponíveis - e isto considerando os 15 dias da festividade religiosa. Lembrando que o Círio representa a melhor data para os meios de hospedagem da
capital paraense, quando todos os empreendimentos atingem 100% de ocupação dos leitos. Neste período, até motéis funcionam como pousadas.

O almoço de Círio e o jantar na noite de sábado (quando ocorreria a Trasladação) devem garantir um bom faturamento entre os estabelecimentos de alimentação fora do lar, mesmo que eles estejam funcionando com a capacidade reduzida (atualmente, o limite permitido é de 70%) e limite de horários.

Abaixo, segue o resultado a pesquisa feita pelo SHRBS-PA:

Hospedagem

- Até o último dia 22 de setembro, o índice de reservas confirmadas para o segundo final de semana de outubro nos meios de hospedagem em Belém chegava somente a 8% da capacidade. O índice é dez vezes menor que o registrado no mesmo período do
ano passado, quando a esta altura a confirmação reservas alcançava cerca de 80% do total de leitos disponíveis.

- Em um ano comum (sem pandemia), a esta altura todos os meios de hospedagem localizados ao longo do percurso da procissão de domingo já não teriam mais quartos disponíveis para a temporada de Círio.

- Na perspectiva mais otimista, o índice de ocupação de leitos nos meios de hospedagem durante a quadra nazarena deve alcançar 25% da capacidade - isto considerando a vinda de promesseiros de outros estados para pagar promessas à Nossa Senhora de Nazaré.

- O SHRBS-PA acredita que a cidade terá, sim, um grande movimento de turistas (principalmente do interior do Estado). No entanto, a maior parte deste público tende a ficar nas casas de familiares e amigos. A ocupação de leitos nos meios de hospedagem é de turistas que não tem familiares na capital.

Alimentação fora do lar
- Mesmo com a capacidade reduzida (atualmente, no máximo 70%), o setor de alimentação fora do lar (que compreende restaurantes, bares, lanchonetes, docerias e outros) vai alcançar bons índices de faturamento durante a quadra nazarena, principalmente durante o segundo fim de semana de outubro.

- A procura por reservas de mesas para o almoço do Círio este ano já é, em média, 40% maior que a registrada no mesmo período do ano passado. Ocorre que, em virtude da demanda espontânea, quase todos os estabelecimentos que trabalham com alimentos não disponibilizam reservas neste dia.

- Muitos estabelecimentos avaliam a demanda por delivery, inclusive. Sobre esta parte (delivery de almoço de Círio) não há estudos feito pelo sindicato. Cada estabelecimento é que vai determinar se vai ofertar ou não o serviço de entrega.

Impactos / Pandemia
Não há dúvidas de que a pandemia de covid-19 impactou de forma negativa no Turismo em todo o planeta. No caso de Belém, desde o semestre passado o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Estado do Pará vem observando o fechamento e a reabertura gradual das atividades que envolvem o setor, destacando que a economia deve melhorar somente a partir do ano que vem.

Já se sabia que o Círio de Nazaré não poderia ser realizado no formato tradicional. Como o evento é o que mais alavanca o Turismo na capital paraense os prejuízos são incalculáveis (uma vez que ainda estamos enfrentando a pandemia e não se sabe ao certo como a população vai ser comportar). Diante disso e também a pedido das empresas associadas, o SHRBS-PA não divulga dados sobre os prejuízos financeiros que o setor de hospedagem e alimentação tem sofrido.

Um questionamento feito pela imprensa é em relação a mão de obra. Demissões e admissões , por exemplo. Este levantamento será feito somente no fim do ano ou em janeiro de 2021. Com os estabelecimentos funcionando com a capacidade reduzida, o índice de contratação de mão de obra para a temporada de Círio será inexpressivo ou quase nulo.


Tags

Círio 2020