OUTUBRO ROSA

A área de Medicina do Trabalho do Hospital Oncológico Infantil encontrou na tecnologia a melhor alternativa para se engajar no trabalho de prevenção ao câncer de mama. Este ano, considerando as medidas de segurança necessárias, em virtude da pandemia da Covid-19, todas as ações da Campanha Outubro Rosa desenvolvidas pelo hospital foram programadas para serem predominantemente virtuais. A solução foi o compartilhamento de vídeos em grupos de aplicativo de mensagens dos quais fazem parte os colaboradores da Unidade.
A única atividade presencial executada pelos organizadores da campanha foi a entrega de lacinhos em cor-de-rosa, alusivos à Campanha, a todos os colaboradores de diferentes setores do hospital.
O evento teve sua abertura na última quinta-feira, dia 8, com um vídeo enviado pela médica do Trabalho do Oncológico Infantil, Gisele Araújo, que deixou um recado a todas as colaboradoras destacando a importância da realização do exame preventivo e do autocuidado.
Já na sexta-feira, dia 9, todas as mulheres do Hospital receberam um segundo vídeo, com o relato da experiência de Stephany, uma jovem, de 22 anos, profissional da área da saúde, moradora do Estado do Rio de Janeiro, que, recentemente, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Com boa vontade, a jovem carioca aborda as dificuldades enfrentadas no tratamento.
Stephany teve contato pelas redes sociais com uma profissional da área de Enfermagem do hospital e colocou-se à disposição para gravar um vídeo e dividir sua história de vida com as funcionárias do hospital.
Para a próxima sexta-feira, dia 16, está programado o compartilhamento de um vídeo sobre autoexame de mama. Já no dia 23 será a vez de outro conteúdo, abordando ainda mais sobre câncer de mama; nele serão apresentadas as estatísticas, causas e prevenção. E para o último dia da campanha haverá um quiz virtual com premiação simbólica.
A médica Gisele Araújo chama a atenção para a informação de que “o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais prevalente no Pará, perdendo apenas para o câncer de colo de útero”. Por isso, ela acredita que a campanha “seja importante para sensibilizar a população, sobretudo a feminina, e que medidas simples, como o autoexame e a mamografia a partir dos 40 anos, são fundamentais para salvar muitas vidas”.
Portanto, é importante que todas as mulheres, regularmente, façam o autoexame da mama e procurem, anualmente, o mastologista ou ginecologista para uma consulta. Prevenção é a palavra-chave.
*Com informações de Emanuel Jadir/Ascom HOIOL