HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO MARAJÓ

Dia mundial da lavagem das mãos é celebrado para segurança de pacientes e ambiente hospitalar

HRPM comemora o Dia mundial da lavagem das mãos com campanha "A segurança do paciente está em nossas mãos", visando a segurança de pacientes, colaboradores e higiene do ambiente hospitalar

Higienizar as mãos é um ato simples e que diminui, consideravelmente, o risco de transmissão de infecções que podem ser prevenidas. É este o principal objetivo da semana comemorativa ao Dia Mundial da Lavagem das Mãos, lembrado nesta quinta-feira, 15, com vasta programação de educação em saúde no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), de 13 a 16/10.

Durante este período a equipe do HRPM, em Breves, no sudoeste da região marajoara, está realizando a campanha de Higienização das Mãos, que tem como tema este ano: ‘’A segurança do paciente está em nossas mãos’’.

A campanha é realizada anualmente e tem como objetivo estimular os profissionais da instituição para importância do ato como garantia à segurança de pacientes e colaboradores. ‘’A higienização das mãos é o ato mais simples e eficaz, no que diz respeito à prevenção de infecções, tanto no âmbito hospitalar quanto comunitário. Em nossa rotina hospitalar, eventos como este são de suma importância para reforçar as etapas corretas da higienização das mãos e garantir ainda mais a segurança do colaborador e, consequentemente, do nosso usuário’’, ressaltou a biomédica e participante do evento de educação em saúde, Thais Nunes.

De acordo com o enfermeiro do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH), Higor Tostes, a higienização das mãos é considerada a medida mais simples, efetiva e de melhor custo-benefício na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Este ano a campanha contou com o apoio dos membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, direção e lideranças do hospital.

Entre as atividades realizadas, destaca-se a criação do carro de higiene das mãos (elaborado pelos colaboradores da Manutenção) que está percorrendo os setores do hospital, além da realização de dinâmicas com perguntas e respostas sobre o tema, e com premiação aos participantes, além do estímulo à higiene das mãos em tempo real no carro, sempre com orientações dos profissionais. “Também tivemos a simulação realística com leito, exemplificando os 05 Momentos da Higiene das Mãos’’, enfatizou Higor Tostes ao informar que a campanha se encerra nesta sexta-feira, 16, com o concurso de paródia entre os colaboradores e com premiação aos vencedores.

Serviço

O HRPM é um órgão do governo do estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Tags

Hospital Regional do Marajó HRPM Marajó

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder