OUTUBRO ROSA
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na população feminina no país, o que corresponde a 29% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Na doença ocorre um desenvolvimento irregular das mamas que se multiplicam até formar um tumor maligno.
De acordo com Ana Carla Lima, obstetra e ginecologista da Pró-Saúde e com atuação pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra Anna Turan (HMIB), as estratégias de descoberta precoce da doença são o diagnóstico e o rastreamento de nódulos.
“Por meio do autoexame, a mulher pode identificar alterações na mama, secreções e também nódulos a partir de 1cm. A realização de exames preventivos é de extrema importância para encontrar possíveis nódulos menores, e para rastrear o câncer de mama”, explica a profissional.
Autoexame
Para realizar o autoexame a mulher precisa posicionar um braço atrás da cabeça, e com a outra mão fazer alguns movimentos. “Primeiro, com movimentos circulares, ao redor da auréola, e depois ao redor da mama”, explica a enfermeira Patrícia Muniz.
A profissional complementa que “é preciso fazer movimentos de cima para baixo em toda mama, e em formato radial, como se formasse triângulos com os dedos em cima do seio, e repetir todos os movimentos em cada mama”, descreve.
A orientação, segundo a médica Ana Carla Lima, é que a mulher possa observar e apalpar as mamas sempre que se sentir confortável, ou pelo menos uma vez por mês, após o período menstrual, para conhecer melhor a região.
“As mulheres precisam ficar atentas aos sinais, como alteração da coloração da mama, alguns edemas no seio e/ou axilas que surgem, coceira no mamilo ou secreção, inversão do mamilo e caroços (nódulos)”, explica.
A prevenção ao câncer de mama, segundo a especialista, é a melhor forma de autocuidado. “Para isso, é preciso fazer exercícios físicos, beber água regularmente, ter uma alimentação balanceada e com qualidade, descansar o corpo e dormir bem”, destaca.
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade atende gestantes e bebês e atua com média e alta complexidades.
Inaugurado em 2018 pelo Governo do Pará, e gerenciado desde o início do seu funcionamento pela Pró-Saúde, uma das maiores do Brasil na gestão hospitalar, o HMIB já realizou mais de 2.600 partos.
Durante esses dois anos, a unidade realizou mais de 125 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).
Tags
Câncer de mama Hospital Materno-Infantil de Barcarena Outubro Rosa prevenção Saúde
Relacionadas
-
Saúde
Hemopa de Marabá realiza campanha em parceria com o Hospital Regional do Sudeste
-
Saúde
Iasep Móvel atende segurados em Icoaraci
O Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (Iasep) começou nesta terça-feira (14) os atendimentos do programa de prevenção Iasep Móvel em Icoaraci. Até quinta-feira (16), o programa oferecerá c... -
Campanha
Hospital Regional do Marajó adere ao Outubro Rosa
-
Saúde
Campanha Outubro Rosa tem pré-lançamento em Icoaraci
-
Saúde
Santa Casa recebe doações de livros para renovar acervo da Instituição
Servidora da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará há quase 10 anos, a psicóloga Cândida Almeida recorre aos livros disponíveis na biblioteca da Instituição para ampliar os seus conhecimentos, s... -
Saúde
Hemopa comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue
-
Encontro debate práticas de humanização no SUS
-
Saúde
Assessor do Ministério da Saúde aprova atendimento da Santa Casa
-
Saúde
Iasep melhora atendimento a segurados em Tucuruí
-
Saúde
Profissionais do Lacen recebem atendimento do Iasep
Funcionários de todos os setores do Laboratório Central do Estado estão recebendo atendimento do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) nas áreas de odontologia, urologia, f...