OUTUBRO ROSA
O ato de amamentar traz inúmeros benefícios para o bebê e para a mãe. Além de atuar no desenvolvimento do bebê e fortalecer o vínculo entre mãe e filho durante os seis primeiros meses, a amamentação também ajuda na prevenção ao câncer de mama.
Um estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet, realizado com pesquisas epidemiológicas em 30 países, aponta que quando uma mulher amamenta, o risco de contrair a doença diminui de 4,3% a 6% para cada 12 meses de aleitamento materno.
Ainda segundo a pesquisa, o aleitamento materno, com incentivo ao ato nos primeiros anos de vida da criança, entre seis meses até dois anos ou mais, evitaria a morte de cerca de 20 mil mulheres vitimadas pelo câncer a cada ano.
Benefícios do aleitamento materno
Segundo Danielly Souza, nutricionista que atua no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), isso acontece porque o aleitamento materno cria mecanismos de adaptação e indução no corpo da mulher que auxiliam na prevenção do câncer de mama.
“É nessa fase que a mãe tem um perfil hormonal que induz a maturação das glândulas mamárias tornando as células mais 'estáveis' e menos propensas ao desenvolvimento do câncer”, explica.
A profissional, que é responsável técnica pelo o Banco de Leite Humano do HMIB, destaca ainda que pesquisas apontam que, nesse período, ocorrem trocas de substâncias em que os hormônios agem como fator de proteção em relação ao câncer de mama.
“Esse mecanismo hormonal acontece a partir da estimulação do seio da mãe pela criança. Isso significa que quanto mais a mãe amamentar, mais protegida ela está, pois o tempo de amamentação contribui para uma menor incidência de câncer de mama”, afirma a profissional.
Mas, além de amamentar, a mulher deve realizar o autoexame. Os exames preventivos, como a mamografia, e consultar um médico anualmente, principalmente depois dos 40 anos, ajuda no diagnóstico precoce e aumentam as chances de cura. Mulheres com histórico de câncer de manda na família também precisam ficar atentas e redobrar a prevenção.
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde 2018. O HMIB está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade atende gestantes e bebês e atua com média e alta complexidades.
Desde o início do seu funcionamento, o HMIB já realizou mais de 2.600 partos. Nesses dois anos, a unidade já realizou mais de 125 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, a Pró-Saúde é uma das maiores instituições filantrópicas no Brasil.
A entidade realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
Tags
aleitamento materno Barcarena Câncer de mama Hospital Materno-Infantil de Barcarena Outubro Rosa
Relacionadas
-
Gastronomia
Unindo culinária e empreendedorismo, projeto formou mais de 300 pessoas em Barcarena e Abaetetuba
-
Bebê 4 mil
Com mais de 4 kg, nasce bebê de número 4 mil no Hospital Materno-Infantil de Barcarena
-
Agosto Dourado
No mês de agosto, maternidade de Barcarena realiza ações de promoção ao aleitamento materno
-
Empregos
Hydro recebe currículos de PCDs para Banco de Talentos e divulga vagas abertas
-
SAÚDE
Materno-Infantil de Barcarena dá dicas de cuidados com a saúde dos bebês no Inverno Amazônico
-
OUTUBRO ROSA
Câncer de mama: como o autoexame auxilia no diagnóstico precoce
-
HYDRO
Projeto Ativa Barcarena está com inscrições abertas para assistência técnica gratuita a agricultores
-
Sustentabilidade
Hydro assina memorando de entendimento para possível uso de gás natural na Alunorte
-
Trabalho
“Todos pelo Trabalho” oferece serviços e orientações para acesso ao mercado e geração de renda
-
Barcarena
Bebê de 3,5 kg marca o centésimo nascimento do Materno Infantil de Barcarena