Parceria
O Governo Pará, via Banpará, adquiriu na última quinta-feira (22) direito de dar nome (Naming Rights) aos estádios do Paysandu e do Remo que passam a ser chamados de Estádio Banpará Curuzu e Estádio Banpará Baenão, respectivamente.
O governador Helder Barbalho juntamente com a direção do Banpará conduziu o fechamento do acorde, muito favorável à promoção da imagem da instituição bancária e rentável aos clubes.
Resulta do acordo o repasse, pelo Governo, de R$ 1,5 milhão a cada clube, que serão pagos em duas parcelas iguais.
Além do nome nos estádios, a parceria também prevê aplicação da marca do banco nos produtos dos clubes e inserção de marcas das equipes em produtos do Banpará, como por exemplo, em cartões bancários.
A venda dos direitos dos nomes dos estádios e arenas ainda não é tão popular quanto nos Estados Unidos e Europa. Ainda são poucos os casos de clubes que negociam os nomes de seus estádios. Atualmente, apenas seis estádios brasileiros realizaram este tipo de acordo, são eles: Neo Química Arena (SP), Allianz Parque (SP), Itaipava Arena Fonte Nova (BA) e Itaipava Arena Pernambuco (PE), Kyocera Arena (PR) e a MRV Arena (MG) que está em construção.
O presidente do Banpará, Braselino Silva, destaca que ação mercadológica, realizada junto ao Remo e Paysandu, tem importância comercial estratégica na aproximação da instituição financeira com os atuais e potenciais clientes. “O Banpará atrela a sua marca aos ícones do futebol paraense que são Remo e Paysandu. Também é importante o Banpará participar e auxiliar esses clubes”, explicou.
Naming rights é o direito aplicado à concessão da propriedade nominal de um determinado local a uma marca. Ou seja, o nome que um local, seja ele um estádio de futebol ou um estabelecimento para eventos, recebe. Exemplos no exterior não faltam. Em 2018, a Uefa tentou mapear a quantidade de naming rights que haviam no futebol europeu. Até aquele ano, 115 estádios do continente tinham cessão de nome a empresas.