SOS doação de sangue para o Amapá
O governo do estado, por meio da Fundação Hemopa está mobilizando a população paraense em uma ação humanitária de coleta de sangue em favor da população de estado do Amapá que, desde a última terça-feira (3), sofre com a falta de energia após um incêndio na mais importante subestação do estado, que fica na Zona Norte de Macapá e alimenta 13 das 16 cidades do estado, que vem implicando, inclusive, na saúde pública com risco de desabastecimento de transfusão de sangue.
Para tanto, a gestão do Hemopa, convoca voluntários para doação de sangue, no próximo dias 10 e 11, para a campanha “SOS da doação de sangue para o Amapá”, que vai contribuir para reforçar o estoque de sangue do hemocentro estadual e, assim, vai salvar muitas vidas de pacientes internados na rede hospitalar da cidade que também faz parte da região Norte.
Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, é um dever de todos se unir para ajudar os “irmãos do Amapá que podem sofrer com a falta de transfusão de sangue. Este é um momento de união e generosidade dos paraenses, por meio da doação voluntária de sangue”.
O gestor ressalta que haverá um esforço duplo para ajudar o hemocentro do Amapá, tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que reduziu o comparecimento de doadores em toda hemorrede brasileira, mas ele aposta na solidariedade da sociedade do Pará em atender este apelo para doação de sangue que será enviado para Macapá.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, todos os protocolos de segurança serão mantidos para o atendimento dos voluntários da campanha: obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento de uma cadeira e outra, disposição de álcool em gel, além de orientações repassadas por profissionais do hemocentro, durante atendimento dos candidatos à doação de sangue.
As doações de sangue podem ser feitas na sede do hemocentro e nas Unidades de Coleta do Castanheira e da Estação Cidadania do Pátio Belém.
Critérios da doação - Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.
Serviço
O Hemocentro sede fica na travessa Padre Eutíquio, 2109, no bairro Batista Campos, em Belém. O atendimento é de segunda a sexta, 7h30 às 18h e aos sábados, 7h30 às 17h.
A unidade de coleta no Shopping Pátio Belém, que fica na Padre Eutíquio, atende de segunda a sexta, 9h às 16h. O doador de sangue tem direito a estacionamento grátis por quatro horas.
A unidade de coleta do Shopping Castanheira, na Rodovia BR-316, Km 1 - acesso pelo Pórtico Metrópole, atende de segunda a sexta, 7h30 às 18h. Sábados, 7h30 às 17h.
Mais informações
3110-6500 ou 0800-280-8118.
Tags
Amapá doação de sangue SOS Amapá SOS doação de sangue para o Amapá
Relacionadas
-
Doação
Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia
-
Solidariedade
Começa campanha de doação de sangue em memória às vítimas de trânsito
-
Saúde
Hemopa recebe neste sábado a campanha nacional Sangue Corinthiano
-
Voluntariado
Parcerias garantem doações para manter estoque de sangue do Hemopa em julho
-
Hemopa
Parceria com a Marinha do Brasil e a sociedade eleva doações de sangue
-
Saúde
Hemocentro de Castanhal promove campanha de carnaval
-
Saúde
Hemopa inicia campanha de coleta de sangue do carnaval
-
Saúde
Alunos de Medicina da Uepa doam sangue no Hemopa
-
Saúde
Hemopa registra queda de quase 30% no número de coletas
-
Saúde
Hemopa promove campanha no clima de Copa do Mundo