SAÚDE
Em prol da campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre o câncer de próstata em todo o mundo, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, está ofertando o teste do PSA (Antígenos Específicos da Próstata, sigla traduzida para o português), para seus colaboradores do sexo masculino, com 45 anos de idade ou mais.
A iniciativa, da área de Medicina do Trabalho da instituição, visa auxiliar na detecção precoce da doença, o que aumenta consideravelmente as chances de cura, além de promover a conscientização e disseminação de informações sobre o tema. A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde em Belém, é referência no atendimento de crianças e adolescentes com câncer no Norte do país, se destacando no cenário nacional pela sua atuação de excelência e trabalhos desempenhados na área oncológica.
Este ano, a programação da campanha teve início na última quarta-feira (12), e deve se estender até o final de mês. Diversas ações foram programadas, como o compartilhamento de vídeos informativos por aplicativo de mensagens, quiz (jogo) de perguntas por meio de aplicativo de celular e uma caminhada no Parque do Utinga, a ser realizada nas próximas semanas.
O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pulmão. “Se a doença for diagnosticada precocemente tem baixas taxas de mortalidade e pode apresentar boas chances no tratamento. Por isso, reforçamos que a partir da idade de risco (45 anos), mesmo sem sintomas, é muito importante fazer os exames preventivos periodicamente”, ressalta a médica Gisele Araújo, responsável pelo setor de Medicina do Trabalho do Oncológico Infantil.
Ela chama atenção ainda para os dados referentes à estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), visto que a cada ano do triênio 2020/2022 são diagnosticados no país 65.840 novos casos de câncer de próstata. Isso significa, segundo o INCA, que esse quantitativo corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
Mario Sérgio Sousa, auxiliar de lavanderia no Setor de Rouparia do hospital, foi um dos que fez o teste do PSA. “Medo de fazer o exame a gente tem. Eu fiz e, na hora de receber o resultado, fiquei apreensivo. Mas, deu tudo certo, estou bem. Isso é muito importante, todo homem precisa fazer para prevenção dessa doença”, comenta o trabalhador.
Saiba como é feito o teste de PSA
Colhe-se uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. Os médicos fazem a solicitação do exame para realizar a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada a nenhuma proteína, caso identificada alguma alteração nos resultados. O diagnóstico da doença pode englobar ainda os exames de toque retal e biópsia, entre outros.
Os principais sintomas do câncer de próstata são: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina. Ao identificar uma destas alterações, é necessário procurar um médico para avaliação.
Tags
HOIOL Hospital Oncológico Infantil Novembro Novembro Azul
Relacionadas
-
VACINAÇÃO
Emoção marca primeira etapa de vacinação contra Covid-19 no Oncológico Infantil Octávio Lobo
-
JANEIRO BRANCO
Hospital Oncológico Infantil inicia 2021 com debate sobre saúde mental
-
EMOCIONANTE
Criança em tratamento contra o câncer escreve carta para o Papai Noel pedindo cura
-
SOLIDARIEDADE
“Caravana Solidária” conta com o apoio de colaboradores do Oncológico Infantil para doação de sangue
-
Casual Day
Hospital paraense possibilita que profissionais usem roupas com a temática de super-heróis às sextas
-
NATAL
Hospital Oncológico Infantil monta palco para receber solidariedade de voluntários e instituições
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.