LIVE
Você sabia que é possível colocar fogo em gelo? Na Terra existem algumas rochas artificiais, que são criadas através de processos industriais para usos específicos. Uma delas é o carbeto de cálcio, que quando colocado na água reage e forma o gás acetileno, que é inflamável. Dessa forma, ao colocar algumas pedras de gelo em cima de uma porção de carbeto de cálcio, o gelo derrete e a rocha artificial começa a liberar o gás inflamável que pega fogo junto com o gelo.
Nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, os cientistas e professores do projeto Ciência em Show, irão apresentar essa experiência e várias outras durante uma Live especial, às 19h30. Além dos experimentos com minérios, o grupo irá compartilhar curiosidades e abordar a importâncias dos compostos.
O espetáculo virtual tem o patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora de bauxita do Brasil, que opera no distrito de Porto Trombetas, no oeste do Pará. Para o diretor de Sustentabilidade da MRN, Vladimir Moreira, patrocinar esta programação é uma oportunidade para a mineradora contribuir com o amplo compartilhamento de conhecimentos sobre a relevância da mineração no cotidiano das pessoas.
“Acreditamos no potencial de interação informativa deste evento, que dialoga tanto com o público infantil como jovens e adultos interessados em conhecer mais sobre como os minérios são essenciais para o nosso dia a dia, pois, por exemplo, a bauxita é matéria-prima do alumínio, que está presente em produtos que utilizamos diariamente como celulares e eletrodomésticos”, comenta Moreira.
Para assistir a Live e aprender Ciência, Química, Física de maneira descontraída e divertida – ainda receber noções de Geologia – basta acessar o canal oficial no YouTube do Portal da Mineração (youtube.com/PortaldaMineracaoBrasil). O evento online é gratuito. O espetáculo científico irá utilizar recursos visuais presentes em peças teatrais, programas de TV para despertar a atenção da audiência. Ele é voltado para jovens e crianças, mas também irá chamar a atenção de muitos adultos, que ainda têm muito a conhecer sobre as características e curiosidades dos minérios, bem como o seu uso para fabricar quase tudo o que consumimos e utilizamos no nosso dia a dia.
A apresentação do Ciência em Show faz parte da programação da maior feira de mineração organizada no Brasil, há cerca de 40 anos, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020). “Este espetáculo diverte, gera conhecimento e desperta a atenção dos mais jovens para o universo da mineração. É uma oportunidade para conhecerem mais sobre um setor que está presente no dia a dia, afinal, os minérios são essenciais para a vida humana. Praticamente tudo o que precisamos – do celular ao carro, de nossa casa até os medicamentos – só foi fabricado porque temos acesso a diversos minerais”, diz Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organizador da EXPOSIBRAM.
Sobre o projeto Ciência em Show
Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston conduzem há 18 anos o Ciência em Show evidenciando inovação e tecnologia em projetos na TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.
Com o Instituto Ciência em Show – ICS, entidade sem fins lucrativos, eles colocam em prática projetos que visam promover, comunicar e valorizar a ciência na sociedade brasileira. Segundo eles, a ciência é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e o cidadão que sabe lidar com conceitos científicos básicos tem uma melhora significativa na qualidade de vida, torna-se mais crítico e apto ao empreendedorismo e à inovação.
Impacto social em debate
Ainda nesta quarta-feira, a Mineração Rio do Norte (MRN) também participará do Fórum Negócios de Impacto Social durante a Exposibram 2020. A gerente de comunicação da mineradora, Karen Gatti, vai compartilhar as 65 ações socioambientais que atendem mais de 100 mil pessoas anualmente na região do oeste paraense desenvolvidas pela MRN.
Iniciativa da Redes/Fiepa, o Fórum é direcionado ao debate e à articulação de estratégias sobre os investimentos das mineradoras voltados ao desenvolvimento local, fomento a associações, cooperativas, cadeias produtivas e fornecedores locais, e o potencial para o estímulo do empreendedorismo, da geração de renda e da ativação econômica de comunidades. Na ocasião, Gatti vai relatar ainda a parceria da empresa no grupo ‘Pela Vida no Trombetas’, criado para minimizar os efeitos da pandemia e garantir a proteção de comunidades tradicionais. Além da MRN, este grupo reúne representantes do Ministério Público do Estado do Pará, Universidade Federal Fluminense de Oriximiná e entidades representativas de quilombolas, indígenas e ribeirinhos desta região.
Por meio deste trabalho, a MRN já investiu mais de R$ 8 milhões na compra de respiradores, equipamentos de proteção individual, testes rápidos, equipe medica, materiais de limpeza para os hospitais de Oriximiná, Terra Santa, Faro, Óbidos e Alenquer. Paralelamente, foram distribuídas mais de 10 mil cestas básicas para garantir a segurança alimentar e incentivar o isolamento social de 25 comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas.
Serviço
A Live Ciência em Show, que tem patrocínio da MRN e da AngloGold Ashanti, será transmitida de forma gratuita no dia 25 de novembro, às 19h30, pelo Youtube. Para participar do Fórum Negócios de Impacto Social, que ocorrerá das 15h30 às 17h30 na EXPOSIBRAM 2020, basta se inscrever, gratuitamente, neste link.
Tags
Ciência e Tecnologia live
Relacionadas
-
Tecnologia
Fapespa e Sebrae discutem parceria para produzir indicadores sobre micro e pequenas empresas
Com o objetivo de fortalecer a área de inovação tecnológica das Micro e Pequenas Empresas (MEIs) paraenses, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) e o Serviço Brasilei... -
Ciência e Tecnologia
Fapespa e UFPA reafirmam convênio para implantação do Polo de Ciência e Tecnologia de Mar e Petróleo
-
Inclusão Digital
Infocentros do Programa Navegapará ofertam vagas para cursos de Informática Básica
Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Informática Básica, ofertados pelos infocentros do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (NEL/Seduc) e pelo infocentro... -
Alternativas
Técnicos visitam ilhas para conhecer experiências com tecnologias sociais
-
Pesquisa
Lançado o edital de apoio a doutores recém-contratados
-
Ciência e Tecnologia
Secti encerra, em Itaituba, Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014
-
Educação
Secti promove mostra de ciência e tecnologia em Santarém
-
Natureza
Borboletário do Mangal das Garças é referência para a Fiocruz
-
Ciência e Tecnologia
Fapespa abre nova oportunidade de apoio à realização de eventos científicos
Foi lançado nesta segunda-feira (4), pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), o Edital Nº 010/2014 de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação, que... -
Pesquisa
Fapespa alerta necessidade de autorização para uso de patrimônio genético
No último dia 5 de maio, a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) divulgou o resultado final do edital 008/2013, referente ao Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem). No ent...