SAÚDE
O mês de novembro também é dedicado ao combate e à prevenção do Diabetes Mellitus, doença que se tornou uma grave epidemia em todo o planeta e especialmente no Brasil, onde a enfermidade acomete 17 milhões de brasileiros, sendo que 49% desconhece esse diagnóstico, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Causada pelo consumo excessivo do açúcar e o aumento do nível dessa substância no sangue, o Diabetes traz inúmeras complicações para homens e mulheres, podendo ocasionar problemas nos olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos, além de provocar o mau funcionamento de vários órgãos, até infartos, derrames, insuficiência renal e impotência sexual.
Novembro Diabetes Azul é uma campanha mundial em prol da conscientização sobre essa enfermidade e o Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes – organização composta por entidades que trabalham unidas em prol da prevenção e do tratamento do Diabetes Mellitus – está promovendo o MUTIRÃO DO DIABETES, evento que ocorre desde 2017, mobilizando centenas de voluntários, que se engajam na campanha nacional para levar informações sobre a doença, a partir de uma visão multidisciplinar, e realizar atendimentos básicos para a população em geral, em especial aos que têm dificuldades de obtê-los.
Neste ano, devido à pandemia do Coronavírus, o Fórum optou por realizar parcerias com empresas e instituições sediadas na Região Metropolitana de Belém (RMB) com interesse em ofertar para suas equipes palestra de esclarecimento sobre Diabetes e exames básicos como glicemia, aferição de pressão arterial (PA), antropometria (verificação de peso, altura e índice de massa corporal – IMC), avaliação por clínica médica, endocrinologia, cardiologia, nutrição e exame de fundo de olho.
Com essa ação, o Fórum tem por objetivo contribuir para a redução da incidência do Diabetes Mellitus (DM) e da morbimortalidade da doença, melhorando a qualidade de vida da população, principalmente das pessoas mais carentes residentes na RMB. O projeto envolve três tipos de ação: o esclarecimento sobre o Diabetes à população em geral, visando sua prevenção; a orientação para pessoas pertencentes a grupos de risco, pré-diabéticas e diabéticas; e o atendimento a pessoas em tratamento, com diagnóstico de Diabetes. Na parceria feita entre o Fórum e as organizações, essas oferecem espaço físico com todos os protocolos de segurança, além de mobilizar suas equipes para participar do MUTIRÃO DO DIABETES.
No dia 7 de novembro aconteceu o primeiro evento, onde foram atendidas 152 pessoas residentes na Missão Belém, localizada em Benevides, sendo que, desse total, 16 pessoas foram encaminhadas para procedimentos complementares na área da oftalmologia e dez para exames laboratoriais para diagnóstico do Diabetes. O próximo Mutirão do Diabetes ocorrerá dia 28 de novembro, no Supermercado Formosa da Rodovia Augusto Montenegro. A ação deste ano conta com o apoio do Amaral Costa Medicina Diagnóstica, Grupo Cynthia Charone, Grupo Formosa, Laboratório Paulo Azevedo, Preço Baixo Meio a Meio, Sociedade Paraense de Oftalmologia e Universidade da Amazônia.
Integram o Fórum Paraense do mutirão do Diabetes
Associação Dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT-PA, Associação Multidisciplinar de Atenção ao Idoso (AMAI); Associação Paraense de Oftalmologia (APO), Sociedade Paraense de Oftalmologia (SPO), Associação Paraense de Retina e Vítreo (APRV), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo – Seção Pará (SBRV), Cooperativa de Trabalho de Farmacêuticos Independentes (COOFARMI), Conselho Regional de Educação Física da 18ª Região (CREF18PA/AP), Hospital Cynthia Charone, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Seção Pará (SBAVC-PA), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Pará (SBEM) e Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Pará (SBN) e Universidade da Amazônia.
Tags
Campanha diabetes prevenção Saúde
Relacionadas
-
Fofuras de metro
Dois bebês com mais de 50cm nascem em menos de 24h no Hospital Materno-Infantil de Barcarena
-
SAÚDE
Como o silêncio impacta no desenvolvimento dos bebês no ambiente hospitalar
-
PROJETO POLVINHO AMIGO
"Polvinhos" auxiliam no desenvolvimento de bebês prematuros no Hospital Regional do Sudeste do Pará
-
SAÚDE
Dezembro chegou. Ainda dá tempo de perder uns quilinhos antes do ano acabar?
-
SAÚDE
Materno-Infantil de Barcarena dá dicas de cuidados com a saúde dos bebês no Inverno Amazônico
-
SAÚDE
Hospital do Marajó garante assistência adequada aos bebês prematuros na região
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.