Combate ao câncer
São 625 mil casos novos da doença a cada ano no Brasil - 450 mil se não forem incluídos os casos de câncer de pele não melanoma -, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A enfermidade está entre as quatro principais causas de mortes antes dos 70 anos em vários países, e é considerada a segunda doença que mais mata no planeta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo previsão do Inca, o Pará deve registrar 9.250 novos casos de câncer até o final de 2020, sendo que os tipos com maior incidência serão os de pele não melanoma, de baixa mortalidade, que deverá atingir cerca de 760 homens e 900 mulheres, seguido dos cânceres de próstata (930 casos), mama (780), colo de útero (780) e estômago, este com 560 casos novos em homens e 300 em mulheres.
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas desde distúrbios no organismo, até fatores externos, tanto os relacionados ao modo de vida do indivíduo quanto o ambiente onde a pessoa habita ou trabalha. Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.
Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Além disso, existem fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da neoplasia, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, idade avançada, exposição ao sol e a agentes tóxicos por período prolongado de tempo.
De acordo com o Cirurgião Oncológico Rafael Maia, é importante ressaltar que 1/3 dos casos de câncer podem ser evitados com a prevenção e que quando diagnosticado precocemente, o câncer tem até 90% de chance de cura. “Por isso é tão importante manter um estilo de vida saudável, além de manter exercícios fisicos regurlamente e claro, sempre consultar um médico e fazer seus exames de rotina”.
Data: 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer.
Relacionadas
-
Solidariedade
Banco da Amazônia doa 45 cilindros de oxigênio para a Secretaria de Saúde do Pará
-
Alimentação
Visto como vilão, trigo pode ser incluído na dieta sem terrorismo nutricional
-
VACINAÇÃO
Emoção marca primeira etapa de vacinação contra Covid-19 no Oncológico Infantil Octávio Lobo
-
DIÁLOGO VIRTUAL
Prefeito de Belém participa da primeira reunião do G-100
-
SAÚDE
Hábitos diários ajudam a combater doenças
-
Precariedade
Postos do Iasb de Mosqueiro e Icoaraci serão reestruturados
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.