Combate ao câncer

No dia nacional de Combate ao Câncer, prevenção ainda é o maior desafio

O cirurgião oncológico Rafael Maia explica que se diagnosticado precocemente, o câncer tem até 90% de chance de cura. 

São 625 mil casos novos da doença a cada ano no Brasil - 450 mil se não forem incluídos os casos de câncer de pele não melanoma -, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A enfermidade está entre as quatro principais causas de mortes antes dos 70 anos em vários países, e é considerada a segunda doença que mais mata no planeta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo previsão do Inca, o Pará deve registrar 9.250 novos casos de câncer até o final de 2020, sendo que os tipos com maior incidência serão os de pele não melanoma, de baixa mortalidade, que deverá atingir cerca de 760 homens e 900 mulheres, seguido dos cânceres de próstata (930 casos), mama (780), colo de útero (780) e estômago, este com 560 casos novos em homens e 300 em mulheres. 
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas desde distúrbios no organismo, até fatores externos, tanto os relacionados ao modo de vida do indivíduo quanto o ambiente onde a pessoa habita ou trabalha. Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Além disso, existem fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da neoplasia, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, idade avançada, exposição ao sol e a agentes tóxicos por período prolongado de tempo.

De acordo com o Cirurgião Oncológico Rafael Maia, é importante ressaltar que 1/3 dos casos de câncer podem ser evitados com a prevenção e que quando diagnosticado precocemente, o câncer tem até 90% de chance de cura. “Por isso é tão importante manter um estilo de vida saudável, além de manter exercícios fisicos regurlamente e claro, sempre consultar um médico e fazer seus exames de rotina”.

Data: 27 de novembro -  Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder