NOVEMBRO AZUL

Hospital Geral de Tailândia ofereceu 150 exames de PSA para diagnóstico precoce câncer da próstata

O PSA é uma proteína que é produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame

A equipe multiprofissional do Hospital Geral de Tailândia(HGT), localizado na mesorregião do nordeste paraense, aderiu ao Novembro Azul e ofereceu 150 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), para homens da comunidade, a partir de 40 anos. Essa ação foi realizada na última sexta-feira. 27. O PSA é uma proteína que é produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame. A programação de educação em saúde, encerra nesta segunda-feira, 30, com palestras sobre o tema nas áreas Recepções do Ambulatório e Pronto Atendimento (P.A)  da unidade hospitalar.

Um dos beneficiados com a campanha do Novembro Azul, foi o agricultor Miguel Pereira, 65, residente da Vila Soledade (distante mais 120 Km de Tailândia), que não escondeu sua satisfação na realização do exame PSA. “Eu estava precisando muito fazer esse exame e graças a Deus e o HGT, eu consegui fazer hoje. Muito obrigado”, destacou o usuário. Os 150 exames foram oferecidos durante este mês.

HGT realizou ciclo de palestra durante todo o mês e reuniu centenas de participantes entre usuários, acompanhantes e colaboradores com o intuito de chamar a atenção para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase, o câncer de próstata, que segundo  o DataSUS, em 2020, o câncer de próstata é mais recorrente: 104 confirmados entre 1º de janeiro e 30 de setembro deste ano, seguido por 85 novos pacientes de câncer de estômago no mesmo período. A tendência foi a mesma em 2019, finalizado com 378 casos de câncer de próstata, seguido por 200 de estômago.

Segundo o enfermeiro o enfermeiro Ronaldo Bentes Batista, que ministrou palestras dia 27, o ponto alto das ações de educação no HGT ficou os cuidados com a saúde integral do homem. “O exame de PSA é um dos principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos”, observou o profissional.

A programação do Novembro Azul contou com a coordenação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Com 52 leitos, o HGT oferece assistência de baixa e média complexidade para uma população da mesorregião do nordeste paraense estimada em 300 mil habitantes.

Serviço

O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do governo do estado e fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Tags

HOSPITAL GERAL DE TAILÂNDIA Novembro Azul

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder