Regularização fundiária
Foto: Divulgação
Na manhã desta sexta-feira, 4, a comitiva de Doutor Lucídio, prefeito eleito em Paragominas, sudeste do Pará, esteve reunida com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, Coronel Neil, na sede do órgão em Belém-PA.
Entre outros assuntos, foi abordada uma possível parcerias para a regularização fundiária na cidade localizada na região sudeste do Pará. Paragominas deve se tornar modelo do programa 'Titula Brasil' - que teve portaria publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, 3.
Sobre o programa 'Titula Brasil'
Com o objetivo de aumentar a capacidade operacional dos procedimentos de regularização fundiária das áreas rurais sob domínio da União e a titulação dos assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária, foi publicada na edição de 3 dezembro do Diário Oficial da União.
Assinada conjuntamente pelo secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nabhan Garcia, e pelo presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, a portaria prevê a participação voluntária dos municípios no Programa Titula Brasil por meio de parcerias com o instituto.
O programa será executado diretamente pelo Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), criado a partir da assinatura do termo de parceria entre a prefeitura e o Incra, firmada de forma voluntária por meio de edital de chamamento público.
O instituto será responsável por implementar e coordenar o NMRF e capacitar os recursos humanos disponibilizados pelos municípios para realização dos trabalhos, mas não haverá repasse de recursos às prefeituras.
Serão divulgados, em até sessenta dias, o Regulamento Operacional e o Manual de Planejamento e Fiscalização do Programa, elaborado por técnicos do Incra.
A partir da divulgação desses documentos, serão definidos os limites de atuação dos agentes municipais, bem como os procedimentos a serem seguidos para agilizar os processos de regularização fundiária em áreas rurais pertencentes à União ou em nome do Incra, dentro do que prevê a legislação vigente.
Ao aderir a parceria, os municípios serão responsáveis por oferecer os recursos humanos para o núcleo. A supervisão e o monitoramento das ações e dos resultados será feita pela Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, que também deverá formular e normatizar as diretrizes do programa.
Portaria do Programa Titula Brasil publicada no Diário Oficial.
*Com informações:Assessoria de Comunicação Social do Incra