RECONHECIMENTO
O projeto Horta Hospitalar do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, sudoeste marajoara, conquistou o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”- Pama, ficando entre os 15 melhores relatórios apresentados ao macro projeto Hospitais Saudáveis, que é uma Instituição parceira da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano).
A premiação ratifica a gestão sustentável e com respeito à vida do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra a unidade hospitalar em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), desde 2010.
O anúncio dos ganhadores do Pama foi feito no último dia 7, durante o 13º Seminário de Hospitais Saudáveis (SHS)/2020, que tem como tema “Recuperação Saudável: a saúde pública na nova economia de baixo carbono”, para debater a urgência no desenvolvimento de sistemas produtivos capazes de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, está sendo realizado de 7 a 10/12. Em virtude da pandemia da Covid-19, o evento está sendo realizado no formato virtual pela plataforma ZOOM.
A Horta Hospitalar do HRPM contribui para a preservação do meio ambiente, a partir da não utilização de insumos agrícolas industrializados, a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos e da utilização da prática de compostagem, que é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos do solo para obter substâncias húmicas e nutrientes como fonte de adubação e fertilização, bem como a gestão consciente de água, por meio do reaproveitamento, em todo o ciclo.
O compromisso com a produção de uma alimentação de qualidade associada à preservação do meio ambiente do Projeto Horta Hospitalar do Hospital Regional do Marajó já vem dando frutos com o compartilhamento desses conhecimentos à comunidade local com incentivo a criação de hortas domiciliares, comunitárias e escolares, utilizando técnicas que não provoquem prejuízo ao meio ambiente e que gere benefícios aos parceiros.
A semente desse conhecimento já chegou à comunidade de Santa Luzia, localizada na zona rural de Breves, com a implantação da horta no centro comunitário, por meio do pastor Francisco Martins, que vem realizando diversas atividades para ajudar os moradores para geração de renda e proporcionar benefícios alimentícios.
A horta do HRPM é um projeto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizado em parceria com a comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde (PGRSS), desde o ano de 2012. A horta tem 180 metros quadrados, produz 80% dos legumes consumidos no Hospital, ajudando a manter uma dieta saudável e balanceada pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND), fundamental para a evolução do quadro de saúde dos usuários e qualidade alimentar dos colaboradores.
A diretora Executiva do HRPM, a administradora Hospitalar Rejane Xavier, agradece sua equipe por mais esta conquista. “A premiação é o reconhecimento do investimento da gestão na sustentabilidade do meio ambiente e da qualidade alimentar de nossos colaboradores, usuários e acompanhantes. Esses conhecimentos da produção e manutenção da horta já é compartilhado com a comunidade”.
Serviço
O HRPM é um órgão do governo do estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.
Tags
Hospital Regional do Marajó sustentabilidade
Relacionadas
-
Meio Ambiente
Roraima decreta compromisso de longo prazo com conservação
-
GRATIDÃO
Usuário retorna no regional do Marajó e agradece o atendimento recebido
-
Sustentabilidade
Pará investe em Infraestrutura à população e diminui riscos ambientais de grandes projetos
-
SUSTENTABILIDADE
Oficinas de manejo ajudam a melhorar produção de açaizais nativos no Marajó
-
SUSTENTABILIDADE
Com soluções criativas, hospitais públicos paraenses economizaram quase 25 milhões de litros de água
-
SAÚDE
Hospital do Marajó garante assistência adequada aos bebês prematuros na região
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.