Complexo Poliesportivo

Ministro Onyx Lorenzoni visita Marituba para inauguração da Estação Cidadania

O município de Marituba receberá nesta segunda-feira (14) a visita do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para a cerimônia de inauguração da Estação Cidadania, a única da Região Metropolitana de Belém, construída no Km 12 da BR-316 pela Prefeitura de Marituba com recursos do Governo Federal. Também participa da cerimônia o governador Helder Barbalho que fará a entrega do termo de doação ao município de uma área de 1.327 hectares. A cerimônia de inauguração  e doação das terras está prevista para às 10h e terá a presença do prefeito Mário Filho, da deputada Michele Begot, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Segundo o prefeito Mário Fiho, a doação das terras ao município é histórica e representa mais um compromisso da atual gestão e um reconhecimento do governador Helder para com os munícipes, já que Marituba vai recuperar 997 hectares que ficaram de fora da légua patrimonial desde que foi emancipada, há 26 anos. 

"Essa expansão irá atingir diretamente cerca de 15 mil moradias de dez bairros situados abaixo do Rio Mocajatuba, além de outras áreas que serão regularizadas, beneficiando perto de 50 mil pessoas que terão direito ao título de suas propriedades", comentou o prefeito.

Os outros 376 hectares restantes serão destinados à construção do Parque Industrial de Marituba. O projeto inicial começou a ser traçado em 2014, como um dos compromissos da atual gestão e ganhou força com a criação da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Marituba (Codim), em 2016, que vem estabelecendo as diretrizes para a implantação do parque, além de fomentar o desenvolvimento econômico do município. 

O projeto de infraestrutura está orçado em R$ 25 milhões para asfaltamento de ruas, esgoto, drenagem, aterro, entre outras ações que serão feitas no local que receberá o parque, há 6 km da primeira ponte da Alça Viária, no perimetro que compreende o Km 4 ao Km 6. Além disso, o projeto do parque prevê a construção de quatro polos: logística; confecções, moveleiro e de produtos naturais, além de polos diversos para abrigar cooperativas, com um parque de exposição, centro de convenções e estacionamento para caminhões, gerando mais de 4 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos. 

Estação Cidadania

O Complexo Poliesportivo da Estação Cidadania de Marituba foi construído em uma àrea de 7.200 m2, com recursos do Govermo Federal no valor de R$ 4.037.828,80 e conta com duas quadras oficiais que serão utilizadas para identificação de atletas de alto nível. 

Para isso, serão implantados programas de treinamento nas diversas modalidades de esporte, futebol, basquete, vôlei, ginástica de solo, handebol, judô, caratê, etc. O complexo conta ainda com uma pista de corrida para tiros de 100m, pista de salto em distância de 80m e área de arremesso de peso. 

"A Estação Cidadania tem por objetivo a busca de atletas nas comunidades carentes dando a estas crianças uma oportunidade através do esporte de alto rendimento. O projeto terá um plano de gestão que deverá prever convênios com federações e apoio de empresas para viabilizar a manutenção e o patrocínio dos atletas descobertos pelos projetos, assim como a manutenção do complexo esportivo", informou o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Antônio Lobato Coutinho.

Tags

Cidadania Esporte Governo Federal Marituba

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder