Cidadania

Marituba recebe Estação Cidadania e 1.327 hectares de terras

O prefeito de Marituba, Mário Filho, recebeu nesta segunda-feira (14) a comitiva do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para a inauguração da primeira unidade da Estação Cidadania/Esporte no Pará, e do governador Helder Barbalho e do presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Kono, para assinatura da doação do título de terra de 1.327 hectares que vai beneficiar moradores e comerciantes de dez bairros, além da implantação do Parque Industrial de Marituba. A cerimônia ocorreu por volta de 10h, com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e da população de Marituba. 

O secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento e ex-atleta de handebol, Bruno Souza, também esteve presente no evento e falou do “orgulho de estar no Pará” e da “felicidade de inaugurar mais uma estação”, que tem como referência modelo nº 3, com ginásio poliesportivo, com arquibancada para até 181 lugares, área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e estruturas de atletismo. Já a deputada estadual Michele Begot falou que o sentimento é "de gratidão e alegria" para a população de Marituba e ressaltou a importância do espaço para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Onyx Lorenzoni reforçou que a Estação Cidadania vai oferecer espaços de qualidades para a preparação de novos talentos ao Pará e ao Brasil. “É uma unidade com um efeito extraordinário e faz com que os jovens saiam do caminho das drogas e venham para a prática esportiva, passando a ser grandes vencedores na vida, disse ele. 

Segundo o prefeito Mário Filho disse, a construção da unidade é um grande passo do Ministério da Cidadania e um momento histórico para Marituba que recebe mais uma obra para beneficiar, agora, a juventude em diversas modalidades de esportes, podendo absorver também os atletas paralímpicos. "É um sonho para a nossa cidade. É o segundo ginásio municipal e sem dúvidas vai abrir portas para que os jovens e adolescentes possam ser inseridos à sociedade e se afastem das drogas e da criminalidade, garantindo que a vida seja prioridade e tratada com respeito e dignidade”. 

Trata-se da 29ª unidade de Esporte inaugurada no país, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Marituba e o Governo Federal, para fortalecer as ações culturais, as práticas esportivas e de lazer no município. Com investimento do Governo Federal de mais de R$ 4 milhões, o prédio da unidade no Pará foi construído em uma área de 7.200m², atrás do Ginásio Poliesportivo de Marituba para garantir um complexo de lazer aos futuros talentos do esporte. 

Títulos de terras

Aos cumprimentar as autoridades presentes e a população, o governador Helder Barbalho disse que a entrega do título de terra vem solucionar duas questões. "A regularização fundiária urbana para quem necessita da sua terra, para evitar conflito, garantir a posse da terra e uma nova página na história de cada um. Também estamos iniciando uma nova história para o município que é a vocação da indústria e atração de investimentos privados que possam gerar emprego e renda para o município de Marituba", disse, referindo-se à implantação do Polo Industrial de Marituba.

O governador lembrou que Marituba tem uma localização estratégica que favorece a atração de grandes indústrias e empresas para geraremprego e renda ao município e ao estado. 
"Por isto, o governo do estado está cumprindo uma agenda que há 20 anos o município aguardava, de garantir com que esta área seja cedida para o município"

Segundo o prefeito Mário Fiho, a doação das terras ao município é histórica e representa mais um compromisso da atual gestão e um reconhecimento do governador Helder para com os munícipes, já que Marituba vai recuperar 997 hectares que ficaram de fora da légua patrimonial desde que foi emancipada, há 26 anos. 

"Essa expansão irá atingir diretamente cerca de 15 mil moradias de dez bairros situados abaixo do Rio Mocajatuba, além de outras áreas que serão regularizadas, beneficiando perto de 50 mil pessoas que terão direito ao título de suas propriedades", comentou o prefeito. 

Visitas - Após a cerimônia de inauguração, o ministro Onyx Lorenzoni e o governador Helder Barbalho visitaram o interior do ginásio poliesportivo e assistiram algumas apresentações de arremesso de peso, salto em distância e corrida de 100m dos paratletas do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

Parque Industrial de Marituba

A comitiva do governador e do prefeito Mário Filho também seguiu até o km 4 da PA-150 para inauguração da pedra fundamental de instalação do Polo Industrial de Marituba. Situado a 6 km da primeira ponte da Alça Viária, o projeto do parque prevê a construção de quatro polos: logística; confecções, moveleiro e de produtos naturais, além de polos diversos para abrigar cooperativas, com um parque de exposição, centro de convenções e estacionamento para caminhões, gerando mais de 4 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos.

São 376 hectares destinados à construção do Parque Industrial de Marituba. O projeto inicial começou a ser traçado em 2014, como um dos compromissos da atual gestão e ganhou força com a criação da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Marituba (Codim), em 2016, que vem estabelecendo as diretrizes para a implantação do parque, além de fomentar o desenvolvimento econômico do município. 

O projeto de infraestrutura está orçado em R$ 25 milhões para asfaltamento de ruas, esgoto, drenagem, aterro, entre outras ações que serão feitas no local.

Tags

Cidadania Esporte Governo Federal Marituba

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder