Amazônia

Acre: Prefeitura de Rio Branco lança plano em resposta às mudanças climáticas

A prefeitura de Rio Branco lançou, em dezembro de 2020, o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Rio Branco (PMAMC). O documento estratégico demonstra como a cidade alinhará suas ações com as metas nacionais para o cumprimento dos compromissos definidos pelo Acordo de Paris, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa (GEE). A elaboração do plano foi liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) e contou com apoio técnico do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AC).

As diretrizes apontadas pelo PMAMC poderão ser utilizadas como base para a construção de políticas públicas e medidas estruturantes de adaptação e mitigação às mudanças climáticas na capital acreana. “O Plano tem como diferencial a participação dos diversos setores da sociedade, robustez na modelagem de dados e uma equipe multidisciplinar e interinstitucional atuando na sua construção, que o tornam referência neste tema para outros municípios” ressalta o chefe da Embrapa Acre, Eufran Amaral.

O processo de elaboração do documento se deu ao longo de 2020 e contou com a participação da sociedade civil. Ao todo, 33 instituições — federações, cooperativas, associações de produtores rurais, instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais, órgãos estaduais e municipais — participaram de uma oficina para contribuir com o plano. Devido à pandemia do novo coronavírus, os trabalhos técnicos foram realizados de forma virtual.

No evento on-line de lançamento do PMAMC, o diretor sênior de políticas públicas e desenvolvimento territorial do IPAM, Eugênio Pantoja, ressaltou a necessidade de todos os setores da sociedade se mobilizarem para colaborar com o equilíbrio climático do planeta. “A nosso ver, é impossível pensar hoje em qualquer tipo de desenvolvimento econômico, social e ambiental que não passe, efetivamente, por uma reestruturação no modo e no desenvolvimento das cidades”, afirmou.

Assista ao webinar de lançamento do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Rio Branco aqui.

Fonte: IPAM
https://ipam.org.br/em-parceria-com-ipam-prefeitura-de-rio-branco-lanca-plano-em-resposta-as-mudancas-climaticas/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=boletim_ipam_serie_amazoniar_retorna_hoje&utm_term=2021-01-07

Tags

Amazônia

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder