BELÉM 405 ANOS





Foto: MÁCIO FERREIRA / AG BELÉM
Dentro da agenda de comemorações pelos 405 anos da capital paraense, celebrados nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Belém lançou oficialmente o programa de renda cidadã Bora Belém, firmando cooperação com o Governo do Estado do Pará.
O projeto vai beneficiar, inicialmente mais de 9 mil famílias em situação de extrema pobreza, com previsão de alcançar gradativamente, 20 mil famílias. A assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura e Governo do Estado foi realizada no Memorial do Povos.
O programa Bora Belém é uma das prioridades da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, que destaca que a cooperação com o Estado permite atender ao público vulnerável o mais rápido possível. O programa será viabilizado através do Banpará. Um cartão simbólico do Bora Belém foi apresentado durante a cerimônia pelo preidente do banco, Braselino Assunção. A solenidade contou também com o presidente da Fundação Papa João XXIII, Alfredo Costa, instituição responsável pelo gerenciamento do programa de renda cidadã, entre outras autoridades municipais e estaduais.
“O Estado entra como parceiro. Para cada real que a prefeitura investir o Governo do Estado investirá um real. Para cada milhão, um milhão. E isso é muito bom porque eu posso atender um número maior de famílias”, explica o prefeito.
Helder Barbalho destaca que a partir do momento em que a prefeitura fez a solicitação para que o Governo do Estado possa ser um parceiro, imediatamente a adminitração estadual sinalizou com o desejo de estar junto, apoiando o programa Bora Belém, para assegurar os recursos necessários. "E cada um real colocado pela prefeitura, o Governo do Estado aportará um real também para que com isto, nós possamos ampliar o número de famílias beneficiadas", garante o governador do Pará.
A cerimônia de convênio marcou o ato formal que vai permitir que o governador Helder Barbalho transfira para a Prefeitura de Belém os recursos, a partir do cadastramento das famílias. O credenciamento será realizado através do Cadastro Único (CAD), em Belém, gerenciado pela Fundação João Paulo XXIII (Funpapa). As pessoas não estão cadastradas no Cadastro Único, a Funpapa realizará a busca ativa, onde servidores vão até o local das famílias com este perfil de vulnerabilidade.
LEVANTAMENTO
Em setembro de 2020 foram registradas 9.775 famílias chefiadas por mães, com filhos de 0 a 17 anos, que se enquadram na faixa de extrema pobreza, com a renda per capita em torno de R$ 0 a R$ 89 reais.
Relacionadas
-
PANDEMIA
Divisão de Vigilância Epidemiológica alerta sobre nova cepa variante do SARS-CoV-2
-
SERVIÇO
Sefin divulga datas de pagamento do IPTU 2021
-
CERIMÔNIA
Prefeito prestigia posse de novos dirigentes do TCM-PA
-
MEDIAÇÃO
Ouvidoria-Geral do Município de Belém recebe visita de indígenas
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Funbosque e Seduc ofertam matrículas ao Ensino Médio e 6° ano
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.