IMUNIZA

Sesma garante vacinação contra Covid-19 para 100% dos profissionais dos Prontos Socorros Municipais

A máscara não deixa mostrar, mas o olhar reflete a alegria e a satisfação de quem recebe a tão esperada vacina contra a Covid-19, que começou a ser aplicada nesta quarta-feira (20) nos profissionais de saúde dos Hospitais de Prontos Socorros Municipais Humberto Maradei Pereira (Guamá) e Mário Pinotti (Umarizal) e Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico. Cerca de oito mil profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Belém devem ser contemplados nesta primeira fase, com as duas doses garantidas.

O servidor público João Batista Pinheiro da Silva, técnico de enfermagem há 45 anos no HPSM Mário Pinotti, foi o primeiro servidor a receber vacina naquela instituição. Ele disse estar honrado pela escolha e viu o ato como um agradecimento pela dedicação na pandemia. 

Para o diretor do HPSM, Renato Mauro, a vacinação representa a esperança em uma instituição centenária, que já passou por tantos momentos difíceis e tem resistido na pandemia. “Foram inúmeros servidores adoecidos e alguma vidas perdidas. Esse momento é um fio de esperança que se acende para que a gente supere este momento de grande tristeza, sobretudo porque temos podido contar com os servidores aguerridos na linha de frente. Alguns como o seu João [escolhido para receber a primeira dose], que fazem a diferença. É um reconhecimento a eles pela solidariedade, profissionalismo e pelo exercício da cidadania que eles promovem ao se dedicarem à saúde pública”, ressaltou.

Nesta primeira fase, o município recebeu quase 20 mil doses para vacinar o público-alvo, constituído por profissionais de saúde, sendo todos vinculados à Sesma e 20% de cada hospital público e privado, e os idosos com mais de 80 anos que estão em abrigos. “É um momento histórico, de muita expectativa, mas precisamos que todos tenham calma. O município está preparado para a execução da campanha com profissionais capacitados e insumos em quantidade adequada. Para esta fase, a Sesma já tem a lista nominal de todos os servidores que irão receber o imunizante. Já a cota de cada hospital público e particular será preenchida de acordo com critérios definidos pelos próprios estabelecimentos de saúde”, explica Maurício Bezerra, secretário municipal de saúde. 

Homenagem – Durante o ato solene de início da campanha de vacinação em Belém, ocorrido no Hospital Dom Vicente Zico, a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Nazaré Athayde, recebeu uma homenagem pelo seu aniversário e extenso trabalho na saúde pública. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou a trajetória da profissional na luta pela vacinação no município. “Várias epidemias foram evitadas ou superadas por conta da crença na ciência ou pelo trabalho de cientistas, como a Dra. Nazaré Athayde. É lindo quando você coloca a ciência a serviço da vida, e ao mesmo tempo que ela é uma produtora de conhecimento, ela é uma enfermeira, aquela que cuida dos enfermos”, pontuou.

Nazaré Athayde é enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata (1969). Especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), em Enfermagem Obstétrica (UFPE) e em Gestão de Programas Sociais. Atuou como docente na Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações no Pará, responsável pela Estruturação das Ações de Vacinação de Rotina, Campanhas Nacionais de Vacinação, criação do Comitê Técnico Assessor do Programa de Imunizações-PA, do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), além das vacinações em áreas ribeirinhas e indígenas. Na instância Nacional, prestou assessoria técnica e foi supervisora eventual do Programa Nacional de Imunizações (PNI-MS), Ponto focal para o Projeto de Cooperação Técnica Tripartite Brasil-Haiti-Canadá na área de Vigilância em Saúde. Tem experiência na área de Imunizações e Gestão de Serviços de Saúde.

 

Tags

Coronavírus

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder