DIÁLOGO VIRTUAL

Prefeito de Belém participa da primeira reunião do G-100

A reunião do G-100 - grupo que reúne prefeitos de cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, com baixa renda e vulnerabilidade socioeconômica -, ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), onde prefeitos e prefeitas de 112 municípios brasileiros, incluindo Belém, discutiram principalmente sobre o desequilíbrio financeiro causado pela pandemia do novo coronavírus. O representante do Ministério do Desenvolvimento Regional também participou da reunião virtual.

“O debate toca nas questões centrais. Realmente vivemos uma crise estrutural e conjuntural, que agravou em grande medida a estrutura financeira do país com impactos na arrecadação dos municípios”, destacou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante a reunião. 

Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o encontro busca promover o diálogo entre prefeituras, a fim melhorar a vida da população que mora nos municípios que compõem o G-100. “Nossa filosofia é apoiar de forma que esses municípios possam ir melhorando seus indicativos locais a ponto de deixarem de pertencer a esse grupo”, esclareceu o presidente da FNP, Jonas Donizette.

Para o prefeito de Belém, uma das formas de fazer frente às dificuldades orçamentárias dos municípios é através de obras de infraestrutura. "A grande contribuição que o governo federal pode dar é incentivar a geração de emprego, especialmente em projetos urbanos. Eu acho que é possível, dentro dessa linha de orçamento de guerra agora na pandemia, os municípios receberem aportes para realizar obras de infraestrutura, moradia, saneamento. Isso ajudaria todos os municípios, porque gera emprego na área social e gera direitos à água, esgoto, enfim, a infraestrutura urbana em geral ", ressaltou Edmilson. 

Além do desequilíbrio federativo no contexto da covid-19, os prefeitos e prefeitas também discutiram sobre parcerias para impulsionar a economia local, parcerias público-privadas e concessões, que podem ajudar nesse contexto.

 

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder