Educação

Em reunião ocorrida na Prefeitura de Castanhal com presença do vice-prefeito Ênio Monteiro; do chefe de gabinete Williame Magalhães; do secretário de educação Ronaldo Pacífico; e de membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), foi esclarecido que o atual governo Renovação & Progresso, por força da lei, não tem como arcar, no momento, com o pagamento dos salários, do mês de dezembro de 25% dos professores da rede municipal de ensino.
Ênio Monteiro explicou que, como determina a lei nº 11.494, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e dos Profissionais da Educação (Fundeb), não é permitido que débitos de um determinado mês sejam pagos com a verba do mês seguinte. Ainda segundo Ênio, “estamos buscando todas as soluções possíveis e viáveis, de forma legal, para que os professores não tenham lesado o seu direito ao salário”.
O secreta´rio Ronaldo Paci´fico (foto) informou que, nos próximos dias, o governo vai antecipar o pagamento dos sala´rios de janeiro dos que foram lesados pela administrac¸a~o anterior e que sera´ feito um estudo para que, de forma legal, seja pago o que estes servidores deixaram de receber em dezembro. “Nosso governo sabe da importa^ncia dos professores e vai ser um parceiro para a sua valorizac¸a~o e reconhecimento profissional. Estamos tomando conhecimento dos problemas e trabalhando para resolver tudo da melhor forma possi´vel”, disse E^nio.