Produção
Após alcançar, em outubro, o recorde mensal de 11.310 toneladas de cabos elétricos fabricadas, a Alubar concluiu a instalação de um novo Laminador na unidade de Barcarena. O equipamento é o quarto do tipo instalado na fábrica e tem capacidade de incremento médio de produção de vergalhões de 30.000 t/a.
Na prática, a instalação do novo Laminador aumenta a autonomia da Alubar na produção de vergalhões de alumínio, diminuindo a importação de insumos, impactando diretamente na redução de custos e no tempo de produção.
“Para dar conta da alta demanda do setor elétrico brasileiro, durante todo o ano de 2020 a Alubar teve que comprar vergalhões de fornecedores externos e também importar vergalhões da nossa unidade no Canadá. Isso gerou custos e processos a mais na fabricação dos cabos. Com o novo Laminador nos tornaremos ainda mais autossuficientes na produção de vergalhões de alumínio, resultando em mais rapidez e menos custos de produção”, explica Ulysses Rodrigues, Gerente Geral de Produção da Alubar.
O projeto de instalação do Laminador 4 teve início em maio de 2020 e demandou a obtenção de licenças junto a órgãos públicos, obras civis, compras, contratações e reorganização de espaços – envolvendo praticamente todas as áreas da empresa. O tempo entre a conclusão de compra e o início da operação do Laminador foi de cerca de nove meses e vai demandar a contratação de 32 pessoas para operação e manutenção da máquina.
“Foram três meses de fabricação e dois meses esperando a autorização para o Laminador fosse embarcado para a importação. Essa demora se deu porque os portos estavam priorizando o embarque de equipamentos hospitalares e EPI’s, consequência da pandemia da covid-19. Enquanto isso, nós já realizávamos as obras e mudanças estruturais para receber o novo Laminador. Incluindo a criação de uma nova rua na fábrica, por onde os caminhões carregados de alumínio líquido chegam para abastecer o Laminador”, comenta Mauro Matos, Gerente Geral de Instalações Industriais da Alubar.
A Alubar é líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio, uma das maiores do continente na produção de vergalhões de ligas de alumínio e produtora de condutores de cobre.
Tags
Amazônia
Relacionadas
-
Nova plataforma
Mineração Rio do Norte lança novo site
-
Florestas Brasileiras
Biblioteca digital do IFT foi acessada em 95 países em 2020
-
Covid-19
Após aumento de casos de covid-19 Projeto Quilombo amplia atividades para comunidades de Oriximiná
-
Saúde
Pesquisadores identificam no açaí espécies de bactérias com potencial probiótico
-
Meio Ambiente
Projeto prevê soltura de 65 mil quelônios em fevereiro e março de 2021
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.