JANEIRO BRANCO

Em alusão ao “Janeiro Branco” – mês dedicado à conscientização sobre a importância dos cuidados e de hábitos que contribuem para a saúde mental – o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, realizou uma programação voltada para os seus colaboradores, no intuito de sensibilizar os profissionais quanto à importância do equilíbrio emocional, tanto na vida pessoal, quanto profissional, o que impacta positivamente na qualidade e humanização do atendimento aos usuários.
Coordenadas pelas psicólogas da unidade, Aline Naara, do setor psicossocial, e Tayane Sousa, dos Recursos Humanos, palestras focadas nessa temática foram realizadas nos últimos dois dias, em horários alternados para atingir o maior número possível de colaboradores.
Fernanda Castro, 30, trabalha há dois anos no Regional de Paragominas. A assistente administrativa afirma que mais do que nunca os profissionais da saúde precisam se sentir acolhidos e entender a importância de cuidar da saúde mental.
“A palestra foi muito boa pra reforçar que a gente não tá sozinho, que existem formas de buscar a nossa saúde mental. Muitas vezes a gente tá passando por problemas e não sabemos como lidar com a situação, principalmente nesses últimos tempos, em que a gente vê amigos, colegas de trabalho, ou até mesmo conhecidos, morrendo, isso mexe muito com o psicológico da gente. É uma incerteza diária”, declara.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no planeta. A ansiedade atinge 18,6 milhões de brasileiros, e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas. Em tempos de pandemia, o “Janeiro Branco” (campanha criada por um grupo de psicólogos mineiros em 2014) assume ainda mais relevância.
Aline Naara, do setor psicossocial, reforça que, em 2020, a unidade ofereceu assistência psicológica aos colaboradores que atuaram na linha de frente no combate à pandemia. E que agora, o setor estenderá o projeto a todos os colaboradores, com realização de psicoterapia de grupo, como forma de ajudar os profissionais a enfrentarem eventuais problemas emocionais.
“O projeto de terapia de grupo visa o acolhimento psicoterápico a todos os profissionais do HRPL, frente às questões emocionais decorrentes da pandemia. O objetivo é ajudá-los a enfrentar problemas de ordem emocional: crises de ansiedade, pânico, medo, depressão, entre outros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes profissionais, tanto no ambiente de trabalho, como na sua vida pessoal”, ressalta.
Além do projeto de assistência psicológica que será iniciado em março, a unidade já desenvolve ações e programas que visam a bem-estar emocional dos colaboradores.
A analista de RH, Tayane Sousa, destaca os que são promovidas através do projeto Qualidade de Vida, cujo objetivo é incentivar a prática de atividades físicas, a cultura de respeito e empatia e, sobretudo, o bem-estar dos colaboradores.
“As ações desenvolvidas através do “Qualidade de Vida” visam impactar o colaborador de forma positiva, pretendendo também contribuir para um ambiente de trabalho mais sadio. Elas reforçam fatores que agem diretamente na melhora da saúde física e mental do colaborador, sempre focando em estratégias que estimulem hábitos saudáveis e a importância de uma rotina que promova a melhora da saúde de um modo geral”, conclui.