GRUPO VULNERÁVEL





Foto: João Gomes / COMUS
Alegria, risos e esperança marcaram o dia dos 62 indígenas da etnia Warao, que foram vacinados na tarde de quarta-feira, 3, com a primeira dose da Coronavac contra a Covid-19, pela equipe do programa “Consultório na Rua” da Secretaria de Saúde Municipal (Sesma).
O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, esteve presente nesse momento tão importante para a comunidade Warao, já que o espaço de acolhimento onde vivem os indígenas é administrado pela Fundação. No espaço vivem 175 indígenas, e dentre eles 62 estavam aptos para tomar a vacina de acordo com os critérios estabelecidos para a vacinação.
A gestão municipal corroborou o entendimento da importância de inclusão dos indígenas como grupo de risco no calendário de vacinação, uma vez que, são grupos vulneráveis, que trazem um histórico de fragilidade na saúde pela ausência de políticas públicas no país de origem, e por isso são acometidos com muita frequência de síndromes gripais e chegam a falecer por isso. O índice de mortalidade dos indígenas Warao por doenças altamente tratáveis é preocupante, o que reforçou a intenção da gestão de incluí-los na imunização que continuará em outros espaços de auto gestão.
“É gratificante ver a alegria deles recebendo a vacina. Como gestor, tenho um sentimento de dever cumprido ao ver as políticas públicas sendo efetivadas e direcionadas aos que mais precisam” afirmou o presidente da Funpapa.
Em Belém desde 2017, Seu Valentin Perez, 67 anos, e Petra Rojas, 63 anos, são casados e foram os primeiros a receber a vacina. Roisdael Calderon é um Warao que foi imunizado, declarou “a luta continua, mas agora nos sentimos mais fortes em saber que estamos protegidos por essa vacina contra essa doença que já matou muitos de nós – Warao”.
A imunização traz um alívio para os que vivem no espaço, como também aos que trabalham, no entanto, as ações de prevenção continuam sendo realizadas pela equipe da Funpapa, que atua na conscientização para que cada um possa se proteger e proteger ao próximo.
Tags
Coronavírus
Relacionadas
-
CIDADE EDUCADORA
Semec debate regionalização do currículo escolar no II Encontro de Formação Permanente
-
VACINA CONTRA A COVID
Prefeitura inicia aplicação da segunda dose em idosos com idade a partir de 85 anos
-
CENTRO HISTÓRICO
Prefeito e equipe visitam obras de revitalização da Praça Dom Pedro II
-
OÁSIS
Prefeitura prevê conclusão das obras do Bosque Rodrigues Alves até julho
-
INCÊNDIO
Defesa Civil de Belém vistoria casa que pegou fogo em Icoaraci
-
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA
Candidatos aprovados no PSS da Semec entregam documentação
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.