Vacina domiciliar



Foto: MARCOS BARBOSA-COMUS
“Eu quero que todo mundo faça o que eu fiz hoje, não tenha medo. Se vacine!”. O conselho é de Lindinalva da Conceição Brito, de 87 anos, após receber em casa a dose da Coronavac, na tarde desta sexta-feira, 05, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que iniciou a vacinação dos idosos acamados e que não têm condição de deslocamento até um dos 13 pontos de vacinação.
Ao todo, 14 equipes da Sesma trabalham para imunizar, até o próximo domingo, 07, mais de 700 idosos e idosas com 85 anos ou mais, cadastradas no site (sistema.belem.pa.gov.br/belemvacinada) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cada equipe - composta por um vacinador e um registrador - deverá vacinar, em média, 40 a 50 pessoas por dia, das 9h às 18h.
Dona Graça Daibes, resume em felicidade ao ver a mãe, Latife Resque Daibes, de 92 anos, ser vacinada. “Uma felicidade que não dá para expressar, é muita emoção. Ela com 92 anos teve a graça de Deus de ser vacinada. Que todas as pessoas tenham essa consciência”, afirmou Daibes.
Regina Estácio celebrou ao acompanhar a tia, Joana Gomes, 95 anos, recebendo dos técnicos da Sesma o imunizante. “Esse momento é muito gratificante pra gente e estamos na expectativa da segunda fase”, disse.
Orientação - Os profissionais de saúde responsáveis pela vacinação nas residências foram orientados pela Divisão de Informação e Análise Epidemiológica em Saúdeda da Sesma a fazerem o preenchimento de dados e o registro dos endereços dos idosos e idosas vacinadas. “A gente tem como saber onde nossa equipe está, porque fazemos o acompartilhamento em tempo real”, explicou o chefe da Divisão de Informação e Análise Epidemiológica em Saúde, Josafá Barreto.
Ele disse, ainda, que dados como CPF e RG, coletados durante a imunização nas residências, serão inseridos no sistema do Ministério da Saúde, onde a Sesma cadastra as pessoas que já foram vacinadas, para posteriormente receber a segunda dose após 21 dias da primeira dose do imunizante.
Cadastro - Para ser administrada a vacina contra a Covid-19 na casa do idoso e idosa, o familiar ou cuidador deverá informar no cadastramento a dificuldade de mobilidade, o que pode ser feito pelo site sistema.belem.pa.gov.br/belemvacinada ou na UBS mais próxima, apresentando RG, CPF e comprovante de residência.
Tags
Coronavírus
Relacionadas
-
CIDADE EDUCADORA
Semec debate regionalização do currículo escolar no II Encontro de Formação Permanente
-
VACINA CONTRA A COVID
Prefeitura inicia aplicação da segunda dose em idosos com idade a partir de 85 anos
-
CENTRO HISTÓRICO
Prefeito e equipe visitam obras de revitalização da Praça Dom Pedro II
-
OÁSIS
Prefeitura prevê conclusão das obras do Bosque Rodrigues Alves até julho
-
INCÊNDIO
Defesa Civil de Belém vistoria casa que pegou fogo em Icoaraci
-
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA
Candidatos aprovados no PSS da Semec entregam documentação
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.