IMUNIZAÇÃO

Prefeitura começa a vacinar idosos com 84 anos a partir da quarta-feira, 17

O prefeito Edmilson Rodrigues confirmou durante a live desta segunda-feira, 15, que a vacinação de idosos nascidos em 1937 será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Belém.

Isso significa que 5.5mil pessoas que completam 84 anos até o final de 2021 serão vacinadas nos próximos dois dias. A vacina será aplicada de 9h às 17h, em 14 postos de vacinação. 

Para receber a vacina, as pessoas devem apresentar RG ou certidão de nascimento, cartão SUS (opcional), CPF e comprovante de residência de Belém. Os idosos que fazem parte deste grupo e possuem dificuldade de mobilidade serão vacinados em casa, após cadastro no site sistemas.belem.pa.gov.br/belemvacinada. 

O prefeito de Belém anunciou também a ampliação de leitos na rede municipal. O Hospital Dom Vicente Zico, que estava com oito leitos, agora dispõe de 14 leitos e o Hospital da Beneficente Portuguesa passou de 10 para 20 leitos para tratamento de Covid-19.  

Até o último domingo, 14, Belém estava com 61,1% dos leitos de UTI ocupados e com 92,3% de ocupação dos leitos clínicos. Na cidade já foram confirmados 69.636 casos de covid-19, com 63.219 pessoas recuperadas e 2.645 óbitos.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cláudio Salgado, que também estava presente na live, os dados são um alerta. “Nós temos que alertar a população que nós continuamos numa situação difícil, por isso nós temos que pedir que a nossa população se cuide, use máscara, mantenha o distanciamento social, use álcool em gel”, enfatizou.  

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde também informou que os conselhos regionais de medicina, enfermagem, odontologia e fisioterapia e terapia ocupacional solicitaram vacinas para profissionais registrados nas instituições. Com isso, a prefeitura vai disponibilizar 300 doses para os conselhos de medicina, enfermagem e odontologia, e 150 doses para o conselho de fisioterapia e terapia ocupacional. As doses serão destinadas a profissionais de saúde com 60 anos ou mais e com comorbidades. 

Dados da vacinação em Belém

Durante a live, o prefeito esclareceu o número de vacinas que o governo do Estado repassou à prefeitura em três remessas. A primeira com 19.960 doses do imunizante, a segunda com 19.450 e o terceiro repasse com 8.556 novas doses de coronavac; e 19.760 doses referentes ao reforço para os que receberam a primeira remessa de coronavac. A quantidade é equivalente a 47.766 pessoas beneficiadas com os imunizantes.

Até 13 de fevereiro foram imunizados:
- 8.268 profissionais de saúde da Sesma;
- 8.834 profissionais de saúde dos hospitais federais, estaduais, clínicas e laboratórios públicos e privados;
- 256 idosos albergados; 
- 148 indígenas warao;
- 373 quilombolas;
- 11.871 idosos com 85 anos ou mais;
- 246 idosos com 85 anos ou mais em atendimento domiciliar até o momento (a estimativa é de 1.833 por meio de cadastro online). 

A vacinação dos acamados segue sendo realizada pela sesma casa a casa até que todos os cadastrados sejam imunizados.

Postos de vacinação de Belém e distritos:

1)Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Guamá), Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá-Drive-thru e a pé;
2) Escola de Enfermagem da UEPA, avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá – Drive-thru e a pé;
3) Unama, avenida Alcindo Cacela, nº 287 – Drive-thru e a pé;
4) UNIFAMAZ, avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto- Drive-thru a pé;
5) FIBRA, avenida Gentil Bitencourt, nº 1144, bairro de Nazaré - Drive-thru a pé;
6) Aldeia Amazônica , avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira - Drive-thru a pé;
7) Ginásio Mangueirinho , avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão - Drive-thru a pé;
8) Colégio do Carmo , travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha;
9) Escola Rotary, Rua Lauro Malcher, nº 279, bairro da Condor;
10) Cassazum, avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco - Drive-thru a pé;
11)  Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci;
12)  Funbosque, avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
13) UMS Maracajá, Travessa Siqueira Mendes, nº 1132, Distrito de Mosqueiro;
14) UMS Carananduba, na Praça Carananduba, Distrito de Mosqueiro.

Cultura
Na transmissão, que ocorre todas às segundas-feiras nas redes sociais, o prefeito celebrou o aniversário do Theatro da Paz, que hoje completa 143 anos e nas palavras do gestor municipal ”é um dos teatros mais belos, onde a função teatral é exercida de forma plena”. O pianista e maestro Waldemar Henrique, que hoje completaria 116 anos, também foi homenageado. 

Durante a transmisão, o prefeito também recebeu o artista plástico, Raimundo Calandrino, pintor e escultor paraense, que utiliza entre outros materiais isopor, madeira, miriti, gesso e até fibra de vidro para representar espaços de memória da cidade de Belém. 
 

Tags

Coronavírus

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder