IMUNIZAÇÃO







Foto: João Gomes/ Comus.
A manhã desta quarta-feira, 17, marcou o início da vacinação contra a Covid-19, em Belém, dos idosos nascidos em 1937, ou seja, os que contam 84 anos de idade ou completarão a idade até o final deste ano de 2021. A imunização desta faixa etária segue até amanhã, 18, e para atender esse grupo a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), disponibilizou 14 postos de vacinação, sendo todos vacinando o usuário a pé e oito no sistema drive-thru, funcionando das 9h às 17h.
O dia também foi reservado pela Sesma para o enviou de equipes de profissionais de saúde às residências, para imunizar os idosos com dificuldade de mobilidade ou acamados a partir de 84 anos cadastrados no site https://sistemas.belem.pa.gov.br/belemvacinada ou nas Unidades Básicas de Saúde. O dia também foi para dar continuidade à vacinação dos idosos de 85 anos ou mais, que ainda não conseguiram se vacinar.
Em cada um dos pontos, mais de 30 profissionais, entre servidores da Sesma e voluntários, atendiam os idosos. Moradora do bairro do Marco, a aposentada Neuza de Oliveira, de 84 anos, chegou cedo ao ponto montado no Centro Social dos Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Belém (Cassazum), no bairro do Marco, sendo uma das primeiras atendidas.
"Cheguei cedo para ser logo atendida. Estava muito ansiosa por essa vacina", brincou. Acompanhando a mãe, a recepcionista Vânia Oliveira, de 52 anos, não escondeu a emoção ao ver a idosa iniciando o processo de imunização.
"Minha mãe vem se privando das coisas que ela tanto gosta, como caminhar, pegar um sol e ir para Mosqueiro. Tenho fé que isso vai melhorar, que essa primeira dose é um inicio dessa mudança", disse emocionada.
A família do aposentado Reinaldo Alves, que completará 84 anos em novembro deste ano, também escolheu o clube localizado no bairro do Marco para levar o idoso. Acompanhado do neto Heitor Araújo, de 18 anos, eles decidiram juntos vestir um abadá especial, onde foi escrita a mensagem “Vacina, já”, para comemorar a imunização do aposentado e motivar outras pessoas à adesão da vacina.
“Estou feliz demais por ele. Por essa coincidência da vacinação dele ser no carnaval, tivemos a ideia de fazer um abadá e comemorar desta forma diferente”, brincou.
No posto montando na Aldeia Cabana, na Pedreira, o movimento foi tranquilo. A idosa Maria Ligia dos Santos, de 87 anos, aguardou menos de dez minutos na fila do drive-thru, para receber a primeira dose do imunizante. "Não esperei quase nada, não ficamos nem cinco minutos. Foi tudo ótimo e rápido, agora é esperar a segunda dose", disse.
Meta - Até o final da manhã, mais de 300 vacinas já haviam sido aplicadas no posto da Aldeia Cabana, explicou o diretor do Departamento em Vigilância a Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, que destacou a meta da vacinação para a faixa etária de 84 anos, que é entre 5.500 e seis mil pessoas.
"As pessoas podem procurar os 14 postos, pelo período da manhã ou da tarde. Estamos trabalhando para que as pessoas não fiquem muito tempo na fila, com essa espera podendo chegar no máximo 20 minutos. Lembrando que a segunda dose desse grupo está prevista para o dia 10 de março", concluiu o diretor.
Serviço - A vacinação para idosos de 84 anos segue até a próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro. Os postos funcionam das 9h às 18h. Para receber o imunizante, os idosos devem apresentar o RG, CPF, Cartão do SUS (opcional) e comprovante de residência.
Postos de vacinação:
1)Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Guamá), Rua Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá-Drive-thru e a pé;
2) Escola de Enfermagem da UEPA, avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá – Drive-thru e a pé;
3) Unama, avenida Alcindo Cacela, nº 287 – Drive-thru e a pé;
4) UNIFAMAZ, avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto- Drive-thru a pé;
5) FIBRA, avenida Gentil Bitencourt, nº 1144, bairro de Nazaré - Drive-thru a pé;
6) Aldeia Amazônica , avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira - Drive-thru a pé;
7) Ginásio Mangueirinho , avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão - Drive-thru a pé;
8) Colégio do Carmo , travessa Dom Bôsco, nº 72, bairro da Cidade Velha;
9) Escola Rotary, rua Lauro Malcher, nº 279, bairro da Condor;
10) Cassazum, avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco - Drive-thru a pé;
11) Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci;
12) Funbosque, avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
13) UMS Maracajá, travessa Siqueira Mendes, nº 1132, Distrito de Mosqueiro;
14) UMS Carananduba, na praça Carananduba, Distrito de Mosqueiro.
Tags
Coronavírus
Relacionadas
-
CIDADE EDUCADORA
Semec debate regionalização do currículo escolar no II Encontro de Formação Permanente
-
VACINA CONTRA A COVID
Prefeitura inicia aplicação da segunda dose em idosos com idade a partir de 85 anos
-
CENTRO HISTÓRICO
Prefeito e equipe visitam obras de revitalização da Praça Dom Pedro II
-
OÁSIS
Prefeitura prevê conclusão das obras do Bosque Rodrigues Alves até julho
-
INCÊNDIO
Defesa Civil de Belém vistoria casa que pegou fogo em Icoaraci
-
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA
Candidatos aprovados no PSS da Semec entregam documentação
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.