DEFESA PESSOAL

A violência contra mulheres é um tema urgente. O Brasil ocupa o quinto lugar em um ranking de 83 nações que mais matam mulheres.
Com isso em vista, a Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da defesa pessoal israelense no Brasil, onde detém a marca Krav Maga, vai realizar um aulão especial, online e gratuito às mulheres.
O evento será no dia 7 de março, às 9h, e o acesso será por meio de um cadastro simples, também online (kravmagaseminarios.com.br).
O objetivo é mostrar para as mulheres que é possível se defender e se prevenir da violência. Como? Mudando a sua relação com o medo, adquirindo autoconfiança e conhecendo as técnicas de defesa pessoal que foram criadas na década de 40 para que qualquer pessoa, independente de porte físico, idade, ou sexo pudesse se defender de um ou mais agressões, armados ou não.
O aulão vai mostrar as técnicas do Krav Maga original, exatamente como foi criado em Israel por Imi Lichtenfeld, e evidenciar as defesas aos tipos mais recorrentes de ataques contra as mulheres: agressões, puxão de cabelo, enforcamentos, tentativas de estupro, roubos e furtos, entre outras.
A mulher pode e deve ser agente ativo contra a violência
Segundo explica Grão Mestre Kobi Lichtenstein, o introdutor do Krav Maga na América Latina e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, o treinamento orientado por profissionais qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa, além de oferecer a capacidade de controlar as emoções, o medo e a reação, para que a pessoa possa se livrar da agressão de forma segura.
“Atualmente, 30% dos praticantes de Krav Maga da Federação são mulheres, que aprendem superar obstáculos físicos e mentais. Nas aulas, elas adquirem coragem e confiança em si mesmas, tornam-se mais atentas, ganham equilíbrio emocional e mudam a postura frente ao medo”, explica Grão Mestre Kobi. E completa: “ao se sentirem seguras, as mulheres passam a ser agentes ativos na redução da violência”.
Atividades presenciais x atividades online
Em diversas cidades, a Federação Sul Americana de Krav Maga retomou aos treinos presenciais, respeitando normas municipais, estaduais e federais. Grão Mestre Kobi explica que a Federação foi buscar informação de segurança junto à OMS e em Israel, seu país de origem, para ir além quanto aos procedimentos adotados, visando a segurança dos alunos.
Com isso, algumas adaptações foram necessárias para garantir a segurança e a saúde dos praticantes. Entre elas estão a total atenção à higienização e desinfecção do tatame, dos equipamentos e das próprias instalações das academias, menor número de alunos por turma, uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre as pessoas durante a aula. “Em qualquer lugar em que a Federação Sul Americana de Krav Maga tenha voltado às atividades presenciais os cuidados são os mesmos, sempre além da demanda dos órgãos responsáveis de saúde e mantendo os treinamentos sem o contato físico, porém com o mesmo dinamismo e eficiência da técnica de defesa pessoal”, explica Grão Mestre Kobi.
SERVIÇO: AULÃO ESPECIAL PARA MULHERES
- FORMATO: online e gratuito
- DATA: 7 de março
- HORÁRIO: das 9h às 11h (horário de Brasília)
- ACESSO: cadastramento prévio no link: kravmagaseminarios.com.br