EDUCAÇÃO






Foto: Joyce Ferreira / Comus
Até o ano passado, o Cursinho Pré-Vestibular Municipal funcionava em uma sede no bairro da Cremação, em Belém, e atendia 1.200 alunos, em três turnos. Mas no dia 4 de janeiro, quando a nova coordenação assumiu o espaço, houve um choque. Toda a estrutura foi desmontada. Computadores, fiação elétrica, ar-condicionado, iluminação dos corredores, até as cadeiras foram levadas.
A coordenação do cursinho buscou a procuração dos equipamentos do local em outras secretarias, em vão. Diante do desmonte e da impossibilidade de continuar pagando um aluguel acima da média, eles vão entregar o imóvel até o fim deste mês. Eles estão de mudança para um prédio da Prefeitura, no bairro do Reduto, que passará por uma reforma para abrigar a nova sede do Cursinho. Enquanto isso, eles vão negociar junto à Semec para conseguir alguma escola onde possa funcionar o administrativo, até a sede da Gaspar Viana ser reformada.
A partir de segunda- feira, 01 de março, a equipe administrativa do Pré-Vestibular Municipal Belém estará atendendo o público escolar no espaço da Escola Municipal Manuella de Freitas, até a concretização da reforma do prédio da nova sede.
A escola fica na Avenida Gentil Bittencourt, 2822, entre José Bonifácio e Barão de Mamoré. O horário de atendimento será de 8 às 15 horas.
Descentralização - A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira”, a Funbosque, é o órgão geral da gestão do Cursinho Pré-Vestibular Municipal. Assim que for concluída a mudança para o novo espaço, o Cursinho irá iniciar a abertura do edital e o processo seletivo.
A meta é contemplar 1.600 alunos. As aulas continuarão remotas por causa da pandemia. Mas assim que for possível, o Cursinho terá suas aulas descentralizadas, chegando às periferias. Serão criados pólos, na Agência Distrital de Mosqueiro, na Escola de Pesca, em Outeiro, e por meio de uma possível parceria com o Estado, ocupar algumas escolas que estão com auditórios ociosos, que têm capacidade de abrigar um grande público nas periferias, e ainda existe a ideia de ocupar o auditório da Aldeia Cabana. Ao todo serão 4 distritos administrativos, em Mosqueiro, Outeiro, Benguí e entorno, Barreiro e entorno.
“Na nossa lógica de construção política, temos percebido que os alunos, em sua maioria, têm dificuldades de chegar ao Centro. As mães e pais, às vezes, precisam escolher entre pagar um lanche para o seu filho, ou pagar as passagens de ônibus. Tinha aluno que chegava aqui a pé. Estamos em um momento pandêmico, onde as famílias estão ainda mais comprometidas financeiramente, e quando voltarmos às aulas presenciais teremos muita evasão por conta disso”, destaca Joelma Ferreira, 41 anos, coordenadora pedagógica do cursinho.
As aulas remotas, por meio da plataforma no Facebook ( PVMB Transmissão), são abertas ao público. O corpo docente do Cursinho é formado por 18 professores, que comemoram a descentralização do ensino, quando ele voltar a ser presencial. “Vejo essa descentralização de forma muito positiva, já que nosso aluno tem muita dificuldade em chegar à nossa sede, aqui no Centro, e muitos deles ficam pelo caminho. Com a gente levando o cursinho para mais perto desses alunos, a possibilidade de eles continuarem é bem maior”, pontua Agnaldo Cunha, 45 anos, professor de matemática.
Expectativa dos alunos - “O Cursinho Pré-Vestibular Municipal é uma ótima oportunidade para quem vem de escola pública, como eu, e não tem condições de pagar por cursos da elite”, declara Roberta Pereira, 18 anos, que tenta uma vaga para Engenharia de Telecomunicações, na UFPA, e espera pelo resultado do ENEM.
Assim como Roberta, Sinara Inácio, 18 anos, também freqüentou as aulas do Pré-Vestibular Municipal no ano passado, e se sente preparada para conseguir uma vaga, no curso de Licenciatura em Letras. “O cursinho me ajudou bastante e confio muito no meu preparo. A rede de professores é altamente qualificada. O nível de ensino é muito bom. E olha que sou muito criteriosa com estudo. Se não tivesse o nível que eu esperava, eu não teria continuado aqui”, revela Sinara.
Relacionadas
-
SANEAMENTO
Prefeitura anuncia limpeza emergencial no bairro de Águas Lindas
-
ÁRVORE
SeMOB libera tráfego de veículos na avenida Serzedelo Corrêa
-
RECUPERAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO
Prefeitura amplia operação Tapa-Buracos em Belém
-
MORADIA
Prefeitura de Belém entrega 350 títulos de regularização no lançamento do programa Terra da Gente
-
EROSÃO
Defesa Civil de Belém alerta para risco de deslizamentos em praias de Mosqueiro
-
MOBILIDADE URBANA
Trânsito da Alcindo Cacela será desviado no domingo
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.