MELHORIAS

Prefeitura Municipal de Belém realiza ação de levantamento na Ilha de Outeiro

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Administração Regional de Outeiro (Arout), realizou visita em principais pontos da Ilha de Caratateua, conhecida popularmente como Outeiro. O objetivo foi executar serviços de melhoria no distrito. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 23, e passou pelas praias Grande e do Amor e estacionamento da praça da Água Boa (Pistão), com a presença de agentes das diretorias de Obra Civil, de Iluminação Pública e de Planejamento Urbano e Organização Pública, da Seurb.

O primeiro momento da ação passou por toda a Praia Grande e Praia do Amor, onde verificou-se a situação da iluminação pública e do calçamento por toda a extensão das duas praias, bem como a verificação do código de postura. Este, visa ajustar de acordo com o padrão do planejamento urbano, as construções irregulares e organizar as barracas no alinhamento urbano. 

“Nesse primeiro momento a gente já verificou toda a Praia Grande. De imediato, já vamos entrar para restabelecer essa iluminação para dar segurança aos frequentadores da praia, aos permissionários. E também, como verificamos o calçamento, o código de postura, vamos conversar e notificar cada barraca”, explicou o titular da Secretaria de Urbanismo, Deivison Costa Alves.

Na avaliação do diretor operacional da Arout, Nildo Matos, o levantamento nas praias da ilha é de grande relevância porque esses pontos recebiam, antes da pandemia, no fim de semana, em média de 25 a 30 mil banhistas. “Essas obras que virão no futuro muito próximo, vão alavancar a economia, trazer o embelezamento para a Ilha, e principalmente, fazer com que as pessoas tenham um olhar diferenciado com a praia mais próxima do centro de Belém, que são as praias da Ilha do Outeiro”, comentou Nildo Matos.

Com a ação de levantamento de informações, a Prefeitura da capital paraense buscou conversar, durante a manhã, com a comunidade do entorno e entender suas solicitações, principalmente os comerciantes que ali obtém, diariamente, o sustento da família. Para a presidente da Associação de Barraqueiros e Comerciantes de Outeiro, Elisangela Santos, que trabalha há 26 anos na Praia Grande, “esse momento de conversa com a Prefeitura de Belém é muito importante pra gente, estar lado a lado nessa parceria, mesmo porque nós precisamos sempre do serviço público”. Elisangela Santos disse ainda que a conversa com os representantes da Prefeitura se concentrou na “questão da iluminação e de algumas barracas que estão deterioradas e nos projetos agora que estão para se refazer”, expôs. 

Ações - Desde o início de janeiro, a Administração Regional de Outeiro trabalha no mapeamento dos pontos que necessitam, em caráter de urgência, de saneamento básico e pavimentação, bem como, a realização de ações emergenciais de limpeza e roçagem que passou pela comunidade Newton Miranda, na Praia Belo Paraíso, Ponto Enéas Pinheiro (Ponte do Outeiro), Rua Juscelino Kubitschek, Travessa Uirapuru, Travessa Maria das Graças 2, rua das Margaridas, rua da Tradição e outros.

Administração Regional de Outeiro - A Arout, localizada na Ilha de Caratateua, bairro São João do Outeiro, administra 26 ilhas, está de portas abertas para receber a comunidade que deseja solicitar, por meio do preenchimento de formulário, serviços como iluminação, capinação, retirada de entulho, abertura de valas e outros. A direção da Administração Regional de Outeiro afirma que em breve disponibilizará canal de atendimento e comunicação com a comunidade por meio de um número de Whatsapp e redes sociais.

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder