REFORÇO




Foto: Milla Guerreiro
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), está desafogando o atendimento dos casos de Covid-19 na capital. As estruturas de atendimento de saúde já começaram a funcionar, em caráter experimental, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos bairros da Terra firme, Jurunas e Marambaia.
Triagem - Nesses espaços quem chega é acolhido por um técnico de enfermagem. Em seguida passa por um enfermeiro e depois por um médico. Para o médico Raylesso Silva, que presta assistência na UBS da Marambaia, essa nova forma de atendimento é bem mais rápida, já que o paciente passa, previamente, por uma triagem.
A população também aprovou o novo modelo de atendimento, que será aplicado nas clínicas de campanha do município. A estudante Rafaela Borges levou a mãe, que estava sentindo fraqueza, falta de ar e sem paladar. “Foi muito rápido e minha mãe já até fez o teste da Covid. Agora é só esperar o resultado.”
O Plano de Contingenciamento da Covid-19 está instalando 16 estruturas de atendimento em Belém. Nas cinco Unidades de Pronto Atendimento da capital, localizadas nos bairros do Jurunas, Terra Firme, Marambaia, Sacramenta e Icoaraci, estão sendo montadas tendas para triagem dos casos da Covid-19. Agora, as UPAs também passam a atender os casos severos e críticos da doença.
Já nas oito Unidades Básicas de Saúde, localizadas na Terra Firme, Jurunas, Guamá, Bengui II, Marambaia, Paraíso dos Pássaros e Icoaraci, na Estratégia Saúde da Família (ESF) em Outeiro e no hospital Distrital de Mosqueiro estão sendo instaladas as clínicas de campanha. Nelas serão atendidos os casos leves e moderados da Covid, por meio de consultas, diagnóstico, orientação, prevenção e acompanhamento por telessaúde. No Distrito Administrativo de Belém (Dabel), onde não há UBS, essa estrutura está sendo montada no Ver-o-Peso e na Igreja de São Raimundo Nonato, localizada na avenida Senador Lemos, no bairro Umarizal. O funcionamento das clínicas de campanha é das 8h às 17h, de domingo a domingo.
Procedimento - O diretor de atenção básica da Sesma, Vitor Nina, reforça como a população deve proceder, caso necessite de atendimento. “Quem tiver sintomas leves e moderados deve procurar as clínicas de campanha. Se o caso for mais grave o ideal é buscar atendimento nas UPAs. Elas são a porta de entrada para as internações no PSM do Guamá, que passou a funcionar na modalidade porta fechada, ou seja, só recebe pacientes via central de regulação”, explica.
Retaguarda ampliada - No sentido de reforçar ainda mais o atendimento, a retaguarda de leitos hospitalares também está sendo ampliada. Assim, o Hospital do Guamá está atendendo, desde segunda-feira, dia 15, exclusivamente, casos da Covid-19, que vai reforçar o atendimento 100% Covid já realizado no Hospital Dom Zico. A rede municipal conta ainda com leitos na Beneficente Portuguesa e em breve com leitos do hospital Redentor, via convênio com a rede privada. Já o Pronto Socorro da 14 de março (HPSM Mário Pinotti) segue atendendo às demais urgências e emergências.
A Sesma também já está contratando, emergencialmente, 200 profissionais que colocarão em prática as ações previstas no Plano de Estruturação da “Rede Integrada de Enfrentamento, Rastreio e Monitoramento de Casos e Contatos de Covid-19”. Esses profissionais devem começar a trabalhar a partir desta sexta-feira, 19 de março.

Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.