Coronavírus
O Governo do Estado, desde a primeira quinzena de março, ampliou o número de leitos destinados exclusivamente para pacientes com covid-19. E, para melhor adequação, a gestão da unidade hospitalar vem adotando medidas de segurança e estratégicas para garantir uma assistência segura aos usuários.
Com a publicação, no último dia 18, de medidas do governo do Estado, as cirurgias eletivas realizadas pelo HRPL foram temporariamente suspensas e as consultas ambulatoriais foram reduzidas em 50% o atendimento, sendo mantidos os serviços para os usuários que necessitam de tratamento contínuo, assim como os atendimentos de urgência e emergência, para que a população dos 23 municípios da região de abrangência HRPL, não seja prejudicada.
De janeiro a março, 70 pacientes foram admitidos no HRPL. Atualmente o hospital disponibiliza 44 leitos para o tratamento dos pacientes com Covid-19, sendo, 32 leitos clínicos e 12 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos são ocupados conforme referenciamento à Unidade, feito pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Segundo a usuária, Rosa de Lima Monteiro, 39 anos, moradora do município de Castanhal, o seu encaminhamento para o HRPL deu-se em função do agravamento do seu quadro geral de saúde.
“Eu estava com 70% da minha capacidade pulmonar comprometida, mas onde eu estava sendo atendida, o tratamento não estava sendo eficaz; inclusive, cheguei lá apenas com 30% de comprometimento dos meus pulmões. Quando cheguei no HRPL fiquei apenas 24 horas na UTI. Depois disso fiquei mais 5 dias na unidade de Internação. Fui muito bem atendida por todos. Equipe assistencial muito atenciosa e comprometida. Todos foram excelentes comigo; dos médicos, enfermeiros, nutricionistas, que quero até parabenizar pela comida deliciosa, ao pessoal de apoio. Parabenizo e agradeço a todos”, reconhece a paciente.
O hospital vem seguindo todas as orientações da Sespa, com relação aos fluxos de atendimento, cumprindo também o que é recomendado pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no que diz respeito as medidas de segurança e tratamento da doença.
Visando garantir o atendimento com maior segurança a todos os usuários, foram intensificados o controle e o acesso ao hospital, desde a portaria, com a medição da temperatura e disponibilização de assentos que foram estrategicamente distribuídos nas áreas comuns, preservando o distanciamento entre os usuários.
Também estão sendo reforçadas, através da equipe multiprofissional, as orientações sobre uso da máscara e do álcool em gel, nas dependências do hospital.
“Além da ampliação do número de leitos, várias medidas de precaução para o enfrentamento da pandemia, elaboradas para o enfrentamento da doença em 2020, estão sendo constantemente reforçadas para a atuação da equipe multiprofissional nesta segunda fase da pandemia, entre elas, a capacitação de 100% dos colaboradores para prestar um atendimento conforme é preconizado pelos órgãos competentes”, informa o diretor assistencial, Clóvis Guse.