ESPORTE E CULTURA




Foto: João Gomes/ Comus.
A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) recebeu nesta sexta-feira, 30, itens do acervo pessoal do educador, compositor e maestro Altino Pimenta. O material foi entregue pela filha dele, Denise Pimenta, ao prefeito Edmilson Rodrigues e ajudará na revitalização do Espaço Esportivo Cultural Cabano Mestre Altino Pimenta, localizado na Avenida Visconde de Souza Franco (Doca).
"Nós visitamos o prédio e vimos que estruturalmente está muito firme, mas o piso cedeu um pouco. Por isso, nós decidimos fazer a reforma. Como este ano é o centenário do Altino, então a conversa com a família tem muito a dizer sobre ele para que o projeto de intervenção expresse a alma do gênio da música, nosso maestro Altino Pimenta", explicou prefeito de Belém.
Material fotográfico, cópias de músicas de autoria do maestro, reportagens e livros que tratam sobre as obras e trajetória do músico. "Todo esse material vai nos dar subsídios, para nos inspirar e criarmos painéis que vão ficar no interior da quadra do ginásio Altino Pimenta", conta o arquiteto e urbanista da equipe de projetos especiais da PMB, Silas Nascimento, responsável pela obra do espaço.
A reforma do Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta inclui a revitalização do piso e da fachada, além de algumas adequações no interior do prédio, com as instalações de painéis reverenciando o compositor.
Com o término da obra, o objetivo é fazer uso do espaço, principalmente, para o desenvolvimento de atividades sociais e culturais. "Queremos usar o espaço para projetos sociais voltados à juventude, utilizar mais o palco para danças, músicas, enfim, fazer jus a tese do professor Altino Pimenta".
Denise relembra que, em vida, o maestro questionava quais seriam os rumos da juventude se conhecesse a boa música.
“Ele queria era isso, ver o jovem com música de qualidade, com educação. Essas homenagens demonstram toda a vontade dele de levar a música às pessoas. Tudo o que queremos é que a sua obra se perpetue, a que ele compunha com tanto amor, com tanto carinho realmente seja conhecida por todos", destaca.
Centenário - No ano em que Altino Pimenta completaria cem anos de vida, a reforma será uma das homenagens que ele irá receber da PMB. O professor de música da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rômulo Queiroz, está trabalhando em um projeto de homenagens ao maestro, ao lado do professor Carlos Pires.
"Tenho um projeto de pesquisa intitulado Música em Edição - A Obra de Altino Pimenta, e existe outro da própria Escola de Música da UFPA, para homenagear o professor. Na escola, a ideia é fazer a edição de todo o trabalho dele, uma edição acadêmica com comentários e estudos, lançar um site específico para a divulgação da sua obra, além organizar o material que ele deixou na Escola de Música, como cartas, livros e homenagens. Também estamos trabalhando com a possibilidade de lançar um documentário sobre o Altino", adiantou Rômulo, ex-aluno do maestro.