Marituba

A Prefeitura de Marituba divulgou, na manhã desta sexta-feira (7), uma lista com os 500 primeiros nomes de pessoas que terão acesso ao benefício do “Renda Marituba”. O programa prevê um auxílio emergencial de até 200 reais para famílias que sobrevivem com menos um salário mínimo por mês e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além daquelas que tiveram as condições financeiras agravadas pela pandemia de Covid-19.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads), responsável pelo andamento do programa, está realizando o trabalho de análise das informações fornecidas pelas famílias no período de cadastro e, por causa da grande demanda, a divulgação dos selecionados será dividida em fases. A prefeita Patrícia Mendes explica a divisão do programa em fases.
“Por entender que a Semads precisa de tempo para realizar a comprovação dos dados disponibilizados pelas pessoas no cadastro, dividimos o Renda. Marituba em fases. Nesta primeira, o benefício será pago a 500 famílias. E, em breve divulgaremos as próximas fases do Programa, até atingirmos as mil famílias”, afirmou a prefeita.
O benefício foi concedido preferencialmente às mulheres chefes de família que possuam uma renda familiar de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário mínimo e que não sejam beneficiadas por rendimentos concedidos por outros programas oficiais de transferência de renda, entre outras condicionantes.
Para comprovar a vulnerabilidade social das famílias, a Semads realizou visitas domiciliares e entrevistas feitas por profissionais da área social, como forma de comprovar as informações concedidas online. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência, esse procedimento é muito
importante para que não haja nenhuma fraude no programa.
Em breve, as pessoas que foram selecionadas serão chamadas pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), para receber o cartão que permite ter acesso ao benefício.