Mercado global

Governo do Pará e Ministério da Economia comemoram interesse da indústria paraense pela Exportação

Plano Nacional da Cultura Exportadora amplia ações na Amazônia

O número de empresas interessadas em comercializar no mercado internacional vem aumentando no Pará. No último evento, online, Exporta Pará foram realizadas 162 inscrições envolvendo pelo menos 92 empresas interessadas no mercado de exportação.

Com o objetivo de promover a divulgação das atividades do Plano Nacional da Cultura Exportadora no Estado, o evento esteve voltado para as empresas paraenses que desejam ingressar nas negociações do mercado global.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) da Sedeme, Mauro Barbalho, o governador Helder tem colocado como meta do plano de governo a ampliação da produção no Estado para atender ao mercado interno e externo.

“Temos um enorme potencial para exportação e, por isso, entendemos que programas como este são importantes para o direcionamento estratégico do processo. O estado do Pará possui uma rica cadeia produtiva com grande aceitabilidade internacional. Sabemos que compete ao Governo do Estado criar políticas públicas capazes de facilitar a dinâmica da Exportação, auxiliando o empresário paraense nesta jornada tão importante”, afirma o Diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme.

Uma rede de apoio foi montada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Governo do Estado com instituições públicas e privadas que atuam no fomento às exportações para promover o acompanhamento das empresas inscritas no evento.

O evento, online, Exporta Pará foi gratuito e aconteceu ontem (18 de maio)
com transmissão ao vivo pelo Youtube.
Na foto, descarregador de Navios do Porto de Vila do Conde.

PARCEIROS

Organizado pelo Ministério da Economia e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) o evento possui como parceiros: Sebrae, Banpará, Correios, Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Internacional de Negócios do Pará da Fiepa (CIN FIEPA), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Parque de Ciência e Tecnologia, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Banco do Brasil e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). 

RESULTADOS

Pelo menos seis grandes projetos de exportação paraenses estão sendo acompanhados pelo Ministério da Economia, Sedeme e pelo Centro Internacional de Negócios do Pará, além dos demais parceiros, com serviços importantes para o engajamento da cultura de exportação. É o caso do analista de exportação, Victor Brandão. Representante da empresa Amazon Polpas, ele conseguiu ampliar as ações da empresa após integrar o Plano Nacional da Cultura Exportadora. Para ele, a experiência de participar do evento trouxe uma nova visão para a indústria que começou a se tornar referência no mercado nacional e internacional.

“Em busca de aprimorar os processos e o alto padrão no processamento de polpas, priorizamos a certificação da qualidade de nossos produtos proporcionados pela nossa participação no plano. Hoje, nossa missão é oferecer ao mundo mais saúde e qualidade de vida por meio de nossos produtos típicos da floresta amazônica”, afirma o responsável pela empresa participante do plano.


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