Sustentabilidade

O projeto Anamã, desenvolvido por estudantes de diversos cursos da UFPA, foi selecionado para participar da final da XVI edição da Talent and Innovation Competition of the Americas (TIC Américas). A competição, organizada pela Young Americas Business Trust (YABT), visa acelerar negócios desenvolvidos por jovens empreendedores.
O Anamã, criado em 2020, trabalha no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e de baixo custo para combater a grande quantidade de resíduos plásticos nos oceanos e preservar a vida marinha. A primeira solução desenvolvida e implementada pelo projeto é a ecobarreira, produzida a partir de fios de garrafa PET e instalada em canais de Belém e região, visando coletar resíduos plásticos e recicláveis, evitando com que esses poluentes cheguem aos oceanos. Já foram instaladas ecobarreiras em canais no bairro do Paracuri em Icoaraci, e estima-se a coleta de até 12 toneladas de resíduos por mês.
O projeto alcançou a final, entre mais de 2 mil propostas, do Eco-Desafio 12.0 da TIC Americas e foi selecionado na categoria “Reinventar: além da garrafa”. O objetivo da competição é promover a sustentabilidade a partir de soluções inovadoras para os resíduos plásticos. Na última terça-feira (18), os integrantes do Anamã participaram da transmissão ao vivo de apresentação do projeto, na qual falaram sobre soluções inovadoras, empreendedorismo e sustentabilidade, em conjunto com os demais finalistas da categoria e os representantes da YABT.
As ações do projeto e o impacto no ecossistema local garantiram a conquista da vaga para representar a Amazônia na final de mais uma competição internacional, que acontece de 22 a 25 de junho e conta com uma programação completa de atividades para auxiliar os finalistas a mostrarem o impacto de seus projetos, além de conectá-los a líderes internacionais e a uma ampla comunidade empreendedora. A possível vitória na competição garante ao Anamã, além de mentorias, um prêmio que auxilia no próximo passo do desenvolvimento do projeto: o centro de beneficiamento do plástico, um espaço para produção de tecnologias sustentáveis e para capacitações e oficinas voltadas para a reutilização do plástico na confecção de novos produtos.
“Ser um dos finalistas no TIC Americas é uma conquista imensa, que destaca a importância de criar e engajar iniciativas sustentáveis, que impactem o ambiente à nossa volta. É uma grande honra estar competindo ao lado de outras iniciativas inovadoras dos países das Américas, isso nos mostra o quanto o Anamã e nossos demais projetos estão se desenvolvendo e conquistando seu espaço no ecossistema empreendedor.” relata Larissa Peniche, atual presidente do Time Enactus UFPA.
Para saber mais sobre a final da competição, clique aqui.
Sobre o Time Enactus UFPA - Fundado em 2014, por alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Pará, tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Mais de 213 mil pessoas já foram impactadas com as ações dos projetos da Enactus UFPA em Belém.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.