Coronavírus
Para diminuir a distância e a saudade entre familiares e usuários com Covid-19, internados no Hospital de Regional Público do Leste (HRPL), e evitar a infecção e disseminação novo Coronavírus, a unidade aderiu a uma nova modalidade de visitação. Trata-se das visitas virtuais, que acontecem duas vezes por semana, por meio de videochamadas. A periodicidade pode variar de acordo com o tratamento e da internação do paciente.
O projeto da iniciativa é do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e promovida pelo setor Psicossocial, que vem garantindo maior segurança do contato, e surgiu como alternativa para o HRPL se adequar às novas regras de enfrentamento ao vírus, determinadas pelos órgãos competentes para o contexto hospitalar neste período de pandemia.
Uma dessas regras é a restrição de visitas para diminuir a circulação de familiares no ambiente hospitalar, a fim de minimizar riscos de contaminação. A partir de então, surgiu a ideia das visitas virtuais, que são supervisionadas pelo Serviço Social e psicologia Clínica da instituição.
A vídeochamada é solicitada pelos pacientes ou familiares, mas também pode ser uma indicação da equipe de assistência, que verifica a necessidade. O recurso da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) permite ligação telefônica por vídeo (imagem) entre duas ou mais pessoas, minimizando, dessa forma, o impacto e os riscos que as restrições de visita causam no bem-estar psicossocial do sujeito internado e entes queridos.
Segundo a psicóloga Clínica do HRPL, Aline Naara da Silva, as visitas virtuais são de fundamental importância para os pacientes em isolamento, pois por estarem longe de seus familiares, são carregados de sentimentos, como, medo e preocupação, e os familiares também ficam preocupados e ansiosos, e mesmo recebendo boletim médico virtual diário, sentem a necessidade de verem seus entes.
“O objetivo da visita virtual é manter o vínculo familiar mais próximo, e auxiliar para manutenção e promoção da melhora emocional do paciente em seu tratamento é uma alternativa de tranquilizar paciente e família. A ideia do setor psicossocial é continuar com o projeto após a pandemia, pois em alguns casos familiares não tem condições de visitar ou reside em localidades distante e necessitam dessa visita”, destaca a psicóloga.
Conforme relatou o usuário José Antônio de Sousa Pereira, 56 anos, morador do município de Salinópolis, a iniciativa da visita virtual foi muito gratificante, pois trouxe acalento e melhorou o seu estado emocional.
"A vídeochamada me trouxe acalento e a satisfação de não se sentir tão só. Poder interagir com a família lá fora, sabendo que estão esperançosos, passando energia positiva, isso conforta, e faz a gente se sentir bem melhor. Além disso, tem a dedicação de todos para com todos, que é muito importante. A preocupação de todos profissionais com os pacientes, já é o bastante em um hospital, mas as videoschamadas contribui muito para a satisfação do paciente", reconhece o usuário.
De janeiro a maio foram realizadas 46 videoschamadas entre usuário da UTI e seus familiares.
Atendimento paciente com a Covid-19- O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (PA), está com a sua equipe multiprofissional atuando no enfrentamento ao coronavírus desde o início da pandemia, levando atendimento aos pacientes em estado grave de saúde, em decorrência da covid-19.
Serviço- O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) é um órgão do Governo do Estado, que está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.