Conectividade

Projeto promove inclusão digital em áreas remotas da Amazônia

Norte Energia, concessionária da Hidrelétrica Belo Monte, está instalando antenas de internet satelital em comunidades ribeirinhas da Volta Grande do Xingu e 11 Terras Indígenas do Médio Xingu.

Promover a inclusão digital e a conectividade para fortalecer a comunicação com os moradores de áreas remotas da Amazônia. Este é o principal objetivo do Conecta Xingu, projeto desenvolvido pela empresa Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que está levando internet para comunidades ribeirinhas da Volta Grande do Xingu e 11 Terras Indígenas do Médio Xingu.

O projeto consiste na instalação de 138 antenas de internet via satélite em 70 localidades, beneficiando cerca de 8 mil pessoas. Desde março, 96 antenas já foram instaladas em aldeias, comunidades indígenas e comunidades ribeirinhas.

“Internet, acima de tudo, é acesso democrático à informação, um direito ao exercício de cidadania que agora passa a estar disponível para as comunidades remotas do Médio Xingu”, destaca a superintendente Socioambiental da Norte Energia, Luciana Soares.

Com o sinal de internet, informações sobre a vazão do rio Xingu e ações socioambientais da Norte Energia realizadas nessas regiões poderão ser compartilhadas em tempo real com a população local, fortalecendo o diálogo, a transparência das ações e minimizando os impactos relacionados às transformações ambientais na região.

A implantação é feita em pontos estratégicos e atende compromissos do licenciamento ambiental - como a instalação em Unidades Básicas de Saúde Indígenas (UBSIs) construídas pela Norte Energia no Médio Xingu - e ações estabelecidas no recente Termo de Compromisso firmado pela concessionária e IBAMA para fortalecer a atuação da empresa na Volta Grande do Xingu.

“Para além dos compromissos, considerando a importância da comunicação, sobretudo nesse contexto de pandemia, também estamos implantando antenas nas escolas indígenas que foram construídas pela empresa”, acrescenta a gestora da Norte Energia responsável pelas ações relacionadas aos povos indígenas, Nina Fassarella.

Tassila Silva, moradora de uma comunidade ribeirinha da Volta Grande do Xingu, já está usando a internet disponibilizada pela Norte Energia. “Eu nasci e me criei nessa ilha do Bacabal, e é a primeira vez que tenho internet, não sei nem mexer direito. Mas agorinha falei com minha filha que mora lá no Mato Grosso. É um privilégio para nós, que nunca tivemos isso aqui", disse.


Tags

Amazônia Norte Energia Região Xingu